11-12-2013/08:19:08
Grafico de público do Brasileirão/Arte:Globo Esporte |
O Cruzeiro garantiu o título brasileiro de 2013 com quatro rodadas de antecedência. Mesmo assim, a torcida celeste seguiu comparecendo aos estádio, tornando a festa de campeão contínua. A animação permanente deu ao clube mineiro a melhor média de público da Série A deste ano - 28.911 pagantes por partida -, contando apenas os jogos como mandante. É a terceira vez que isso acontece na história do Brasileirão, disputado desde 1971. Antes disso, os fãs da Raposa levaram mais gente aos estádios em 1998 e 2003. No Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que antecedeu o Campeonato Brasileiro, o time azul teve recorde de média de público em 1967 e 1969.
Apesar da pouco empolgante campanha que o Corinthians realizou no Brasileiro deste ano, terminando na décima posição, a fiel torcida terminou a competição com a segunda melhor média de público pagante: 24.441. O Timão obteve o recorde de ocupação de estádio, que é a proporção da média de público com a capacidade do estádio em que uma determinada equipe manda os seus jogos. Os corintianos ocuparam em média 69% dos lugares como mandante, principalmente no Pacaembu, onde atuou a maioria de seus jogos em casa.
O terceiro colocado da lista de melhores médias de público foi o Flamengo. Com um bom público na rodada final diante do Cruzeiro, os rubro-negros passaram os são paulinos e encerram a Série A com 23.385 pagantes por jogo em casa. Curiosamente, a média de público dos jogos do Flamengo como visitante foi ainda maior, de 24.971. Número expressivo devido aos dois maiores públicos do campeonato, ambos em Brasília: 63.501 contra o Santos, e 61.767 no clássico contra o Vasco. Esses jogos tiveram maioria rubro-negra na arquibancada.
Inter tem recorde negativo
A maior decepção da competição em termos de público foi o Internacional. É bem verdade que as obras no Estádio Beira-Rio vem prejudicando a presença dos colorados nos jogos. Mesmo assim, a baixa média de 7.234 pagantes por jogo é a pior do clube na história do Brasileiro, superando a do ano passado, com 9.368. Sem o próprio campo para jogar, o Inter mandou suas partidas em Caxias do Sul e Novo Hamburgo. Além deste fator, a má campanha do time - 15º colocado - também afastou boa parte dos torcedores.
Apesar de ter garantido uma vaga na Libertadores do ano que vem, o Atlético-PR teve a quarta média mais baixa da competição. Fruto também da falta da Arena da Baixada, que está sendo reformada para a Copa do Mundo do ano que vem.
Conhecida por não ter uma torcida muito numerosa, a Portuguesa foi quem menos contribuiu para a média do Campeonato Brasileiro. Foram apenas 4.842 pagantes por partida com mando rubro-verde. Essa conta só não foi menor porque os jogos contra Corinthians e Flamengo foram transferidos para Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE), respectivamente. Fato que acarretou públicos melhores do que os mais comuns da Portuguesa, tudo por causa das torcidas de massa que Timão e Fla têm.
Fonte:Globo Esporte