02-07-2013/10:36:51
Renato Gaúcho voltará a comandar o Grêmio (Foto: RBS) |
São apenas dois anos desde a primeira e única passagem como técnico do Grêmio, porém, o suficiente para Renato Gaúcho não reencontrar a maioria dos jogadores com quem trabalhou entre agosto de 2010 e junho de 2011. A partir desta terça-feira, ao ser apresentado como substituto de Vanderlei Luxemburgo, o ídolo máximo dos tricolores voltará a trabalhar com apenas cinco remanescentes daquela época. Marcelo Grohe, Busatto, Mathues, Saimon e Yuri Mamute estavam no clube com Renato. Souza trabalhou com o novo comandante no Vasco. A novidade não assusta, afinal, ele garante que conhece "80% do grupo".
Foi o que o diretor executivo de futebol Rui Costa e o assessor de futebol Marcos Chitolina não só ouviram como confirmaram na reunião de quatro horas, segunda-feira, no Rio, que definiu a contratação. Renato, no período em que estava desempregado, desde setembro de 2011, adotou a tática que qualquer gremista faria: assistiu a quase todos jogos do time do coração. Há, claro, o conhecimento de ser um homem do futebol.
- Sei da qualidade desse grupo. Conheço bem 80%. É um dos melhores do Brasil – resume o treinador.
A direção apresentou ao novo comandante um relatório com informações técnicas, táticas, físicas e comportamentais dos atletas. E conversaram. Sobre cada um deles.
- Renato, assim como a gente, entende que o grupo tem potencial para conquistas – diz Chitolina.
Tal situação reduz as chances de pedido por reforços. Ou nas palavras de Rui...
- Ele não falou de contratações porque sabe que temos elenco de qualidade. Se vier, vai ser muito pontual. Temos um grande elenco, uma grande equipe e o Renato mostrou conhecer bem.
Renato acertou até 31 de dezembro de 2013, sem multa rescisória. Renato volta com a companhia do auxiliar Victor Hugo Signorelli e do preparador físico Alexandre Mendes. Deve ser apresentado no início e comandará o treino das 15h30m. Será a sua segunda passagem como treinador no clube que o revelou para o futebol. O último clube pelo qual passou foi, curiosamente, o Furacão em 2011, rival do próximo fim de semana.
Fonte:Globo Esporte