18-12-2013/16:32:02
Meia-atacante Luan, destaque no time sub-20 do Grêmio (Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio, DVG) |
A campanha de 100% de aproveitamento no Brasileiro Sub-20, com cinco vitórias em cinco jogos, não tira do Grêmio a cautela. O time de Marcelo Mabília enfrenta o Palmeiras na quinta-feira pela semifinal e prefere ligar o alerta diante do rival de desempenho irregular.
Segundo colocado na chave D, o Verdão estreou na fase classificatória goleando, depois sofreu duas derrotas seguidas e garantiu a vaga no mata-mata na última rodada. Para o comandante gremista, o adversário vem evoluindo na competição.
- Prova disso foi a maneira como o Palmeiras se impôs diante do Flamengo nas quartas de final. Foi uma vitória com autoridade, um 3 a 0 em que o placar realmente diz o que foi o jogo. Teremos um desafio enorme e os nossos atletas estão preparados para isso. Fizemos uma grande campanha até aqui e temos que reafirmá-la cada vez que entrarmos em campo. Vale muito para todos nós e estamos nos preparando da melhor maneira para chegarmos à final - avalia Marcelo Mabília, que em 2012 sagrou-se campeão da Taça BH, mais tradicional campeonato de juniores do país.
Para encarar o Palmeiras, o Grêmio eliminou o Coritiba pelo placar de 2 a 0 e consolidou a melhor campanha, com 100% de aproveitamento em cinco partidas. A melhor defesa - apenas dois gols sofridos (ao lado do Inter) - parou o ataque do Coxa, que até então era o mais efetivo, pois havia balançado as redes nove vezes na fase de grupos. Mas, ao passar em branco, acabou superado pelo representante gaúcho, que chegou aos 10 - melhor ataque junto com Palmeiras e Inter.
Autor de dois gols e duas assistências em cinco jogos, o atacante Luan, um dos artilheiros do Grêmio no torneio, destaca a intensidade da equipe e o ajuste tático como fatores que contribuem para o bom desempenho coletivo.
- Temos mostrado bastante compactação e velocidade no contra-ataque. Treinamos muito antes da competição, sabíamos que não haveria tempo durante os jogos, porque a tabela era bem apertada na primeira fase. Era preciso estar pronto para só colocar em prática na hora certa. Agora temos mais uma decisão, é passar ou passar. Respeitamos o Palmeiras, eles vêm de uma grande vitória sobre o Flamengo. Foco total no jogo - analisa Luan, 20 anos e 1m80cm, natural de São José do Rio Preto e no clube gaúcho desde fevereiro deste ano.
Fonte:Globo Esporte