17-01-2013/11:43:35
Quase centenário, o Campeonato Paranaense chega em 2013 sob hegemonia total das equipes da capital. Coritiba, Atlético-PR, Paraná Clube e outras equipes já extintas, mas que atuavam em Curitiba, como Ferroviário e Britânia, somam 89 das 100 taças já levantadas no torneio iniciado em 1915.
A edição que começa neste domingo com seis jogos é a 99ª versão, mas a taça já foi levantada 100 vezes. A causa da diferença são duas polêmicas. Em 1980, Colorado e Cascavel ficaram com o título (já que a partida final não acabou por excesso de expulsões e lesões no time do interior). Já em 2002, o Iraty conquistou o Campeonato Paranaense (com a participação apenas de clubes do interior), e o Furacão venceu o Supercampeonato Paranaense, também com uma taça para cada um.
Os cinco times com mais títulos estaduais são da capital: o Coritiba tem 36 conquistas; o Furacão, 22; o Ferroviário (um dos clubes que originaram o Paraná) soma oito taças; o Tricolor, sete; e o Britânia, outras sete. Palestra Itália (três títulos), Pinheiros (duas taças), Colorado, Internacional, Água Verde e América (um título cada) completam a lista de vencedores da capital.
Essa superioridade dos clubes de Curitiba foi quebrada pelas equipes do interior por 11 vezes. Grêmio Maringá e Londrina são os líderes e, cada um, tem três títulos. Completam a lista com uma taça cada Cascavel, Comercial de Cornélio Procópio, Iraty, Monte Alegre de Telêmaco Borba e Paranavaí, que foi o último a vencer, em 2007, na final contra o PAraná Clube.
O comentarista da rádio 98 FM e blogueiro do GLOBOESPORTE.COM, Cristian Toledo, acredita que essa diferença entre capital e interior está relacionada à estrutura que as equipes conquistaram em Curitiba. Ele ainda lembra que a mesma situação se repete em quase todos os estados do Brasil.
- A vantagem sobre o interior ocorre em qualquer capital. Em outras, a vantagem é igual ou até maior. Com Grêmio e Inter no Rio Grande do Sul e Atlético-MG e Cruzeiro em Minas, a diferença também é grande. Os times da capital têm uma vantagem por disputarem a Série A e, consequentemente, pela questão financeira. Com isso, eles estão em vantagem pela estrutura, pelas condições e pelas contratações.
Assim como no Paraná, a diferença capital x interior também é no Rio Grande do Sul, onde a dupla Grenal soma 77 dos 92 títulos. Em Minas, Galo e Raposa detêm 76 conquistas nas 98 edições do Campeonato Mineiro – o América-MG, também da capital Belo Horizonte, tem outras 15 taças.
Expectativa para 2013
Na atual temporada, o estadual terá quatro times da capital (Atlético-PR, Coritiba, Paraná e J. Malucelli) e oito equipes do interior (Arapongas, Cianorte, Londrina, Nacional-PR, Operário-PR, Paranavaí, Rio Branco-PR e Toledo). O campeonato começa no domingo, dia 20, com seis partidas.
O comentarista Cristian Toledo, da Rádio 98 FM Curitiba, destaca a força dos times do interior em 2013, mas vê a capital em vantagem. Além de Furacão, Coxa e Tricolor, ele cita Operário-PR e Arapongas como fortes candidatos ao título:
- O interior vem forte, como no ano passado, com três ou quatro clubes que podem atrapalhar. O Operário e o Arapongas, por exemplo, são times que podem quebrar a hegemonia da capital – comenta.
Confira a primeiro rodada do Campeonato Paranaense
17h - Atlético-PR x Rio Branco-PR no Ecoestádio Janguito.
17h - Londrina x Toledo no Estádio do Café.
17h - Paranavaí x J. Malucelli no Estádio Waldomiro Wagner.
17h - Operário-PR x Coritiba no Estádio Germano Krüger.
17h - Cianorte x Arapongas no Estádio Albino Turbay.
19h30m - Paraná x Nacional-PR na Vila Capaenema.
Fonte: Globo Esporte