Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Enquete
Como você vê a Administração de Barracão?
Ótima
Boa
Regular
Ruim
Péssima
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (908 votos)




ONLINE
2





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1008696
Armazenamento de grãos
Armazenamento de grãos

14-10-2013/19:34:32

Estado quer ampliar capacidade de armazenagem de grãos

Grão de soja/foto:Divulgação

Para diminuir o déficit de armazenagem de grãos em Santa Catarina, cooperativas agrícolas e governo do Estado firmaram parceria para retomar o Programa Armazenar, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Nesta nova fase, o programa terá orçamento para subvencionar 50% dos juros, em um limite de 3,5%, referentes a financiamentos para construção e ampliação de armazéns.

As novas diretrizes do programa foram apresentadas na 19ª Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi 2013). As cooperativas contratarão financiamento junto aos agentes financeiros, com 15 anos de prazo incluindo três anos de carência e juro de 3,5% ao ano, sendo que o governo do Estado responderá pela subvenção de 50% desta taxa, o que corresponderá a aproximadamente R$ 83 milhões em subvenção. A expectativa é de que cerca de 100 projetos sejam realizados com investimentos totais de R$ 500 milhões.

Em um ano, o objetivo é diminuir pela metade o déficit de 2,3 milhões de toneladas na estocagem de grãos em Santa Catarina. Hoje, o estado produz 6,5 milhões de toneladas de grãos incluindo milho, soja, trigo e arroz, porém armazena 4,2 milhões de toneladas, restando 30% da produção sem local para estocagem.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, esse déficit de armazenagem traz uma série de prejuízos para os agricultores catarinenses que sofrem com a falta de grãos. “Com o Programa Armazenar queremos não só ampliar a capacidade de armazenagem, mas também estaremos evitando desperdícios através da construção de unidades de armazenagem tecnicamente corretas”, destaca.

Fonte:ASCOM-DC-SC