Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.9/5 (911 votos)




ONLINE
19





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1031367
Invicto, no 4-3-3 ganha força no Gremio
Invicto, no 4-3-3 ganha força no Gremio

22-10-2013/11:13:00

Invicto, 4-3-3 ganha força no Grêmio para tentar 'abrir a defesa' do Timão

Com lesão de Werley, Renato Gaúcho deverá encaminhar time para explorar 'potência' de Vargas ao lado de Kleber e Barcos no ataque

Renato pensa em dois esquemas para bater oCorinthians na quarta (Foto: Diego Guichard)

Três atacantes ou três zagueiros? Essa é a grande dúvida da equipe do Grêmio para a partida contra o Corinthians, às 22h desta quarta-feira, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Renato Gaúcho adotará um sistema mais ofensivo ou optará pela cautela defensiva? Com a lesão de Werley, a tendência é de que o treinador aposte na primeira opção, aproveitando-se da velocidade de Vargas - destaque no Gre-Nal 398.

Embora o 3-5-2 tenha sido utilizado em 15 ocasiões e seja o motor da reação da equipe de Renato, engana-se quem pense que o 4-3-3 seja sinônimo de fragilidade na defesa tricolor. Em quatro partidas, o sistema tem mostrado rendimento considerável: duas vitórias (contra São Paulo e Atlético-PR) e dois empates (Corinthians e Inter) - invicto, portanto.

Para grupo, o discurso é de indiferença. Riveros, por exemplo, diz que os jogadores estão bem adaptados para as duas circunstâncias. E que será preciso "abri a defesa" do Corinthians para marcar o gol da classificação (após 0 a 0 em São Paulo, basta uma vitória simples na Arena).

- O grupo se adaptou bem aos dois sistemas. A decisão é do treinador. Ele sabe que os jogadores estão adaptados aos dois esquemas táticos. A estratégia é tentar abrir a defesa deles (Corinthians) - avalia o paraguaio, sobre o duelo com a melhor defesa do Brasileirão, de 18 gols sofridos em 30 partidas.

Não são só números ou linhas táticas que variam no sistema de Renato. Muda também a forma de atuação. Com três zagueiros e o mesmo número de volantes, a retranca é uma regra, enquanto contra-ataques em velocidade são obrigação.

- Com três zagueiros, a proposta é um pouco mais defensiva. Se procura sair no contra-ataque. Já no 4-3-3, temos a proposta de sair para o jogo. Já os atletas não mudam tanto - explica Souza.

Potência com Vargas

Ao mesmo tempo, os três atacantes abrem espaço para a entrada de Vargas, autor de gol no Gre-Nal. Contra a boa defesa do Corinthians, é considerada uma arma extra ou válvula de escape para contra-ataques. 

- Tem potência e velocidade. Às vezes é uma saída para a equipe. Vimos bastante isso no último jogo. Ele ajuda muito no meio-campo, como todo companheiro - elogia Riveros.

A maior certeza é de que a trinca de volantes estará formada por Souza, Riveros e Ramiro, que se tornaram um dos pilares do sucesso do setor defensivo do Tricolor. Provável time: Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Vargas, Kleber e Barcos. No entanto, a definição só ocorrerá no treinamento da tarde desta terça na Arena.

Fonte:Globo Esporte