Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Enquete
Como você vê a Administração de Barracão?
Ótima
Boa
Regular
Ruim
Péssima
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (908 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1008713
Cinco cidades decretam estado de emergência
Cinco cidades decretam estado de emergência

06-12-2013/14:07:03

Cinco cidades decretam estado de emergência por causa de granizo
Segundo Defesa Civil de SC, 850 casas foram danificadas nestas regiões.
Municípios ainda contabilizam os estragos causados nesta quinta-feira (6).

 

Casas ficaram destelhadas em São Cristovão do
Sul (Foto: Roberto Röper/Divulgação)

A chuva e o vento que atingiram diversas cidades catarinenses nesta quinta-feira (5) fizeram com que pelo menos cinco municípios decretassem situação de emergência. A Prefeiura de Cerro Negro afirmou à reportagem da RBS TV que o município deve decretar estado de calamidade pública nesta sexta-feira (6).
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que São Cristóvão do Sul, Cerro Negro, Bom Jardim da Serra, Mirim Doce e Bela Vista do Toldo decretaram emergência. Segundo o diretor Respostas aos Desastres da Defesa Civil do estado, tenente-coronel Aldo Baptista Neto, outros municípios podem fazer a solicitação nos próximos dias.
Até agora, o que se tem de informação oficial é que pelo menos 850 casas foram danificadas nas cidades em emergência. O maior problema foi o granizo que destelhou casas, destruiu plantações e áreas de reflorestamento, conforme Baptista Neto. “A contabilização das perdas virá nos documentos com o levantamento dos estragos que serão encaminhados pelos municípios”, afirma o representante da Defesa Civil estadual.

Conforme o órgão, dez cidades informaram impactos severos por causa dos vendavais e granizo que atingiram o estado na última quinta-feira. Foram registrados problemas em municípios de praticamente todas as regiões.
Em Cerro Negro, conforme apurado pela reportagem da RBS TV, os prejuízos estimados chegam a cerca de R$ 10 milhões. A prefeita da cidade estuda decretar situação de calamidade pública por causa dos prejuízos. Cerca de 350 casas na região central e no interior foram danificadas. Lavoras de milho, soja, feijão e árvores frutíferas também foram prejudicadas por causa do granizo.
Possibilidade de tornado
Os fortes ventos que atingiram diferentes cidades catarinenses chegaram a 144 km/h na Central de Monitoramento do Aeroporto de Chapecó, conforme a Epagri/Ciram. Em outras áreas, a ventania ultrapassou os 100 km/h, conforme os meteorologistas.

Pelo menos três municípios catarinenses registraram fenômenos que possuem características semelhantes a tornados, segundo a Defesa Civil. Apesar disso, o órgão salienta que ainda é necessário analisar melhor os estragos e as imagens para confirmar o que ocorreu em Bela Vista do Toldo, Três Barras e Canoinhas.

O coordenador da Defesa Civil de Canoinhas, Nelson dos Reis, destaca que ocorreu um tornado na cidade. Segundo ele, o vento forte teve duração de poucos segundos, mas foi suficiente para arrancar uma casa inteira. Ela era de alvenaria e ficava no bairro Vila Militar. “Foram cerca de 15 segundos e aconteceu em uma região bastante localizada”, comenta Reis.

Segundo a Defesa Civil municipal, três bairros foram atingidos pelo vendaval. Além da Vila Militar, Cohab Dois e São Marcos também registraram destelhamentos, quedas de árvores e outros problemas. Aproximadamente 150 residências tiveram estragos. “Tivemos notícias de que houve estragos no interior também. Ainda estamos fazendo levantamento para contabilizar os prejuízos”, informou Reis.
Feridos
Cinco pessoas ficaram feridas no meio da tarde desta quinta-feira no município. Maior parte estava dentro de um supermercado no bairro São Marcos. A Proprietária do estabelecimento sofreu um corte profundo no rosto, conforme relatado por Reis.

Fonte:G1/SC