03-01-2014/12:50:16
Coritiba treina para a estreia na Copa São Paulo de Futebol JR (Foto: Divulgação/Site oficial do Coritiba) |
Tradicional palco de grandes revelações como Kaka, Wagner Love, Cafu, Robinho, Lucas entre outros, a Copa São Paulo de Futebol Junior também é a oportunidade dos garotos da base aparecerem em seus clubes e garantirem uma vaga no time principal em 2014.
No Coritiba, o técnico Alan Aal, que comanda o grupo na Copinha, tem uma boa definição da importância dos jogos: jogar às 15 horas (horário do torneio) para chegar no horário nobre das 21h50 (horário dos principais jogos do Brasileirão nos dias de semana).
- Essa é a hora boa da gente se destacar. Acima de título e conquista, esse grupo vai dar uma resposta muito boa para o Coritiba em pouco tempo. Vamos nos destacar jogando as 15 horas para depois jogar no horário nobre, completou o treinador.
Por trás da metáfora de horários do treinador está o plano do Coritiba em ter jogadores jovens preparados e que buscam um resultado expressivo depois de conquistas nos torneios regionais. Os garotos alviverdes conquistaram os campeonatos Paranaenses sub-17 - contra o Paranavaí, em agosto - e sub-18 - diante do Junior Team, em dezembro.
Alan Aal acredita que a atual equipe tem nomes e condições para poder se destacar e que o caminho para a equipe profissional está aberto. O ambiente é propício, pois o Coritiba terá uma equipe de garotos para jogar o Paranaense e, em seu time principal, o técnico Dado Cavalcanti sinaliza com o interesse em promover as pratas da casa. Um exemplo já ocorreu na comissão técnica com Zé Carlos assumindo o grupo que joga o estadual.
- Vamos aproveitar a oportunidade. O momento é de transição e de valorização das categorias de base. Está aí o Zé Carlos que está tendo oportunidades.
No entanto, o treinador Alan Aal lembra que os resultados na Copinha vão influenciar diretamente na possibilidade dos jogadores chamarem a atenção internamente. Se a equipe brilhar e crescer no torneio, as atenções estarão voltadas. O sonho do primeiro título de uma equipe paranaense no torneio está entre os planos.
- Não escondemos que a conquista e o título seria de grande valia para todos os profissionais e jogadores. Titulo é consequência de um trabalho que vem sendo realizado e nas categorias de base. Vejo isso como consequência e, de repente, Deus nos ilumina e quebramos um tabu.
A equipe do Coritiba estreia neste domingo na Copa São Paulo de Futebol Junior contra o América-RN, no estádio Jorge Ismael de Biase, em Novo Horizonte, em São Paulo. A partida está prevista para as 15 horas.
Fonte:Globo Esporte