Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
Enquete
Como você vê a Administração de Barracão?
Ótima
Boa
Regular
Ruim
Péssima
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (908 votos)




ONLINE
3





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1008692
Falta de água por causa da seca em Beltrão
Falta de água por causa da seca em Beltrão

04-02-2014/17:41:20

Bairros de Francisco Beltrão passam por rodízio no abastecimento de água
Mudança é causada por aumento no consumo: 10 para 13 milhões de litros.
A partir desta terça-feira (4), 32 bairros serão afetados pelo racionamento.

Para amenizar o problema, caminhões-pipa levam água da estação da vizinha Marmeleiro (Foto: Reprodução / RPC TV)

Moradores de 32 bairros de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, serão afetados pelo racionamento de água adotado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) a partir desta terça-feira (4). A medida, segundo o órgão, é uma alternativa ao aumento no consumo. Na segunda-feira (3), por exemplo, foram consumidos 13,5 milhões de litros de água, cerca de 1 milhão a mais do que a capacidade para a cidade, cuja situação é considerada a mais crítica na região. O rodízio só será suspenso caso o consumo seja reduzido ou depois do dia 15, quando deve voltar a chover.
Além do rodízio, outra estratégia tem sido o reforço com o uso de caminhões-pipa que são abastecidos na estação de Marmeleiro, a cerca de 12 km de Francisco Beltrão. A operação é feita durante a madrugada, quando o consumo diminui e o reservatório enche. Um caminhão da Sanepar e outras três carretas alugadas, com capacidade para 92 mil litros de água a cada viagem, passam a noite fazendo o transporte. A água é levada para dois reservatórios e de lá distribuída para o restante da cidade.

“Para evitar que situações como essa se repitam, foram feitos vários investimentos para a melhoria e ampliação da rede. Agora concluímos o projeto e neste mês de fevereiro devemos abrir a concorrência para a ampliação da capacidade de tratamento de 12,5 milhões para 20,7 milhões, o que resolve o problema pelos próximos 20 anos”, comentou o superintendente da Sanepar, Renato Mayer Bueno. A estimativa é que as obras sejam iniciadas em maio e que até o fim de 2014 a capacidade seja elevada para R$ 14 milhões de litros de água tratada por dia.

No total, serão mais de 15 mil casas e estabelecimentos comerciais afetados pelo racionamento. Antes o desabastecimento era dirigido a algumas regiões da cidade aleatoriamente.

Confira as regiões afetadas e os horários do rodízio:

Das 8h30 às 12h (5.598 ligações) - São Cristóvão, Água Branca, Nova Petrópolis, Marrecas, parte alta do Nossa Senhora Aparecida, Cango, Guanabara, Pinheirinho, loteamentos Primavera e Abdala e jardins Itália1 e Floresta.

Das 11h às 15h (5.181 ligações) - Industrial, Luther King, Kennedy, Nossa Senhora Aparecida, Pinheirão, Cantelmo e jardins Itália 2 e Virgínia.

Das 15h às 19h (5.068 ligações) - Alvorada, Cristo Rei, São Miguel, Aeroporto, Novo Mundo, Santa Bárbara, Seminário, Miniguaçu, Padre Ulrico, Sadia, Júpiter e Vila Nova.

Fonte:G1-PR