07-05-2013/09:15:17
Inter recebeu oficialmente a taça na premiação (Foto: Wesley Santos/Agência Press Digital) |
A Federação Gaúcha de Futebol elegeu na noite desta segunda-feira, em Porto Alegre, os Melhores do Gauchão 2013. Numa competição em que o mesmo time conquistou os dois turnos e antecipou a taça, nada mais coerente que a seleção do torneio fosse recheada de... colorados. Mas não houve total supremacia: foram escolhidos quatro jogadores do Inter, tricampeão estadual no último domingo diante do Juventude. O mesmo número do vice-campeão Lajeadense. O Grêmio contou com dois nomes. O craque foi o colorado D'Alessandro. Já Filipinho, do Pelotas, acabou eleito a revelação. A eleição foi realizada por jornalistas gaúchos
No entanto, a premiação ficou marcada exatamente pela ausência das principais estrelas. Dos 11 eleitos para a seleção, apenas o goleiro Eduardo Martini, do Lajeadense, o lateral-direito Edinei, do Veranópolis, e o atacante Leandro Damião, do Inter, receberam em mãos a honraria.
Coube, portanto, aos dirigentes pegar a maioria dos prêmios. O Inter tinha apenas quatro jogadores no palco no momento de o clube receber oficialmente o troféu de campeão. Além de Damião, estiveram presentes Josimar, Romário e Alan - o grupo estava de folga após o tricampeonato.
A cerimônia, que durou cerca de meia hora no Teatro do CIEE, também teve seus lampejos de tensão. Ao ser escolhido o melhor árbitro, Márcio Chagas da Silva ouviu um misto de aplausos e vaias. O técnico do Juventude, Lisca, curiosamente, chegou à solenidade no momento da premiação de Márcio. Ainda estava indignado com o gol anulado na decisão de domingo e com a indicação na súmula de que teria xingado o juiz.
- É brincadeira... - sinalizava repetidas vezes o técnico.
Completamente alheio ao impasse, Leandro Damião era só sorrisos. O camisa 9 foi acompanhado da mulher, Nádia, e do pai, Natalino, o Seu Bigode. Pelo terceiro ano consegutivo, marcou presença na seleção do Gauchão. Também mostrou desprendimento ao receber o troféu de artilheiro, destinado a Forlán, com nove gols - Damião ficou com oito.
- É sempre bom estar aqui, muito bom poder ser recepcionado por tantas pessoas, que todos possam vir em 2014. Agora, temos que pensar em descansar - disse, em referência ao confronto do dia 15 de maio, contra o Santa Cruz, pela Copa do Brasil.
> Confira a seleção:
Goleiro: Eduardo Martini (Lajeadense)
Lateral-direito: Edinei (Veranópolis)
Zagueiro: Moledo (Inter)
Zagueiro: Gabriel (Lajeadense)
Lateral-esquerdo: Márcio Goiano (Lajeadense)
Volante: Fernando (Grêmio)
Volante: Reinaldo (Lajeadense)
Meia: Zé Roberto (Grêmio)
Meia: D'Alessandro (Inter)
Atacante: Forlán (Inter)
Atacante: Damião (Inter)
Técnico: Dunga (Inter)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Dirigente: Mario Dutra (Lajeadense)
Revelação: Filipinho (Pelotas)
Craque: D'Alessandro (Inter)
Goleador: Forlán (Inter) - 9 gols
Fonte:Globo Esporte