29-10-2013/18:10:38
Souza pede foco desde o início para evitar nova goleada: 'Corre o risco'
Volante admite dificuldade em ‘trocar’ chip, mas pede foco tanto na Copa do Brasil quanto para o Brasileirão
Souza retorna ao time contra o Atlético-PR(Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM) |
Poupado por desgaste físico, Souza ficou de fora da partida contra o Coritiba, em que o Grêmio acabou goleado por 4 a 0, domingo, pelo Brasileirão. Após o treino de segunda-feira, no CT do Coritiba, em que participou normalmente, fez um discurso recheado de alertas para o confronto das 21h50m desta quarta-feira, na Vila Capanema, pelo primeiro jogo da decisão da semifinal da Copa do Brasil.
Provido do discurso, Souza fez um tipo de análise crítica da situação do time tricolor. Acha que se o Grêmio voltar a repetir a ‘falta de atenção’, como ocorrera no domingo, a campanha na competição estará sob risco.
- Sabemos que temos um bom time. Mas se não tivermos atenção, é igual a todos os outros. Se sofrer um gol cedo, como aconteceu (contra o Coxa), corre risco de virar goleada – admite. - Se mantermos o futebol que apresentamos contra Santos e Corinthians, vamos para a final, com boas chances de título. Se tivermos a postura contra o Coritiba, temos nossas dúvidas. Esse jogo serviu para tirar um parâmetro.
Por outro lado, Souza diagnosticou o problema fundamental da equipe no domingo. Ainda acometido pela emoção da classificação nos pênaltis contra o Corinthians, o grupo teve dificuldade para ‘trocar o chip’. Dessa forma, atuou com pernas contra o Coritiba, no Couto Pereira, mas com a cabeça no adversário da Copa do Brasil.
- É difícil, não vou ser hipócrita. Depois da euforia do jogo contra o Corinthians, a gente já pensou no Atlético-PR. Tomamos gol muito cedo e, infelizmente, sofremos uma derrota feia. Ver a equipe perder daquela forma é feio. Nosso chip já estava ligado na Copa do Brasil – admite.
Na avaliação do volante, esse ‘chip’ terá de ser trocado também para o Brasileirão, enquanto o Tricolor estiver disputando a Copa do Brasil. Afinal de contas, a aproximação de concorrentes pelo G-4, coloca em risco a vaga para a Libertadores, caso o time relaxe.
- Mesmo tendo um bom resultado em cima do Atlético-PR, precisaremos mudar o chip e focar no Bahia (domingo, na Arena). Não tem nada ganho na Copa do Brasil. Se não estivermos lá em cima do Brasileirão, poderemos ficar de fora da Libertadores. Precisamos manter o foco nas duas, por mais difícil que seja – alerta.
Renato volta a comandar treinamento no CT da Graciosa, na tarde desta terça-feira. Será quando encaminhará a equipe para quarta-feira. Sem Vargas, Barcos e Kleber, terá de promover mudanças na equipe.
Fonte:Globo Esporte