Translate this Page

Rating: 2.9/5 (911 votos)




ONLINE
75





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1031656
Subiu de produção
Subiu de produção

02-09-2013/10:26:40

Renato Gaúcho completa 2 meses de Grêmio e supera arrancada de 2010

Uma matéria do Globo Esporte compara os 60 dias iniciais das duas passagens e mostra evolução do técnico, também reconhecida pelo grupo gremista 

Renato está iluminado em seu começo no Grêmio (Foto: Marcos Ribolli)

Embora praticamente endeusado pelos gremistas, Renato Gaúcho ainda não ganhou o dom da premonição. Mas às vezes tem seus momentos de profeta. É só recuperar a sua entrevista coletiva de apresentação ao Grêmio em 2 de julho, exatos dois meses, para confirmar: o técnico prometeu um grupo mais alegre, vencedor e se dizia esperançoso por, ao contrário de 2010, começar mais cedo o seu trabalho no Brasileiro. O primeiro quesito, alegria, se comprova nas manifestações dos jogadores. O segundo, nas cinco vitórias seguidas e na vice-liderança no Nacional. O terceiro ganha respaldo nas estatísticas. Renato conseguiu se superar em relação aos 60 dias iniciais de sua primeira passagem.

O levantamento do Globo Esporte comparam os mesmos períodos. Em 2010, Renato jogou mais partidas em 60 dias, foram 17, embora tenha começado mais tarde no Brasileiro, na 14ª rodada, contra o Goiás - alcançou 60%. Hoje, tem quase 62%. Ou seja, realmente conseguiu encaixar a equipe antes do que há três anos. Só falando em Brasileiro, vale ponderar que a situação em 2010 era bem pior. E o salto, portanto, foi maior em termos de posições na tabela. Chegou com o time em antepenúltimo e, em dois meses, conseguiu pular 10 degraus, ficando em oitavo - no final, chegaria à quarta colocação. Desta vez, pegou a equipe na sexta rodada, em sétimo lugar, e a levou ao segundo posto da classificação na 17ª. Há um "empate técnico" na comparação dos aproveitamentos apenas do Nacional, de 64%

Mas ele terá mais desafios. Pois seus números ainda estão aquém em relação a todo o Brasileiro (68%) e ao fim da temporada de 2010 (65%). Somando ainda 2011, quando acabou demitido em julho, tem 59% no total da primeira passagem.

- Você tem que ser bom para resolver os problemas. Quem trabalha no Grêmio, do presidente ao roupeiro, sabia o que tinha lá dentro. Em pouco tempo consertamos. Eu não sabia que tínhamos tantos problemas, mas o mais importante é que corrigimos, resolvemos os defeitos, consertamos as coisas, não é nada fácil. Aí você vê o dedo do treinador - analisa Renato, valorizando o fim de desavenças no vestiário.

O técnico tem dois trunfos principais nesses dois meses: arquitetou um improvável 3-5-2 com três volantes e conseguiu melhorar o clima no grupo - os próprios jogadores reconhecem isso, como Bressan o fizera em entrevista coletiva na quinta-feira. Assim, recuperou Barcos, que, de criticado, transformou-se no artilheiro do time no ano. Em 60 dias, marcou cinco gols, o mesmo número de tentos de todo o resto de 2013 - é também o goleador da "Era Renato", que faz muitos mais gols no segundo tempo, 65%.

- Quando o Renato chegou, ele fez uma coisa muito certa, que é difícil de fazer. Tivemos uma reunião entre nós e cada um falou o que estava acontecendo. Decidimos ali expor tudo que achávamos porque alguns estava incomodados. Falamos o que um pensava do outro. Depois cada um fez uma autocrítica, pensando no lado do outro. Depois disso, começamos a jogar - revela o argentino.

Surge, portanto, a inevitável comparação com o antecessor Luxemburgo. Os números de Renato são melhores em relação ao ano e ao início do Brasileiro de Luxa. No entanto, em 12 jogos no Nacional no ano passado, o antigo treinador tinha uma leve vantagem de 3% de aproveitamento ao se traçar o paralelo com o mesmo número de partidas que Renato já comandou nesta edição.

Mas há muitas rodadas. E mais tempo para outras marcas caírem. E o Grêmio subir. Hoje, é vice-líder do Brasileiro, 31 pontos, três atrás do Cruzeiro, e espera o Corinthians nas quartas de final da Copa do Brasil. A conferir.

Fonte:Globo Esporte