Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Enquete
Como você vê a Administração de Barracão?
Ótima
Boa
Regular
Ruim
Péssima
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (959 votos)




ONLINE
3





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1056044
Calor record em Blumenau
Calor record em Blumenau

03-02-2014/14:48:57

Calor registrado em janeiro é o maior em 91 anos em Blumenau
Temperatura média em Blumenau foi de 28ºC e na capital de 30,9ºC.
Desde 1926, há 88 anos, janeiro não era tão quente em Florianópolis.

Praias ficaram lotadas durante mês de janeiro (Foto: Luiza Fregapani/G1)

Desde 1923, há 91 anos, Blumenau, no Vale do Itajaí, não registrava uma média de temperatura tão alta durante janeiro. Na cidade, segundo informações da estação meteorológica da Furb, o mês teve média de 28ºC.

Já em Florianópolis, desde 1926, segundo informações da estação do INMET, não era registrado um calor tão intenso em janeiro. A média das temperaturas máximas da tarde foi de 30,9ºC. Em Indaial, no Vale do Itajaí, a cidade teve o segundo mês de janeiro mais quente desde 1971, com 33,6ºC. O mais quente foi em 2001, com 33,8ºC.

Lages, na Serra, e Chapecó, no Oeste, não registravam temperaturas tão altas desde 2006. A cidade da Serra teve em média máxima da tarde em 27,9ºC, perdendo para janeiro de 2006 quando a média foi de 29,1ºC. Já no Oeste, a cidade teve em média máxima da tarde em 28,7ºC - em janeiro de 2006 a média foi de 30,6ºC.

"As cidades foram escolhidas por terem estações meteorológicas com vários anos de observação, o que é necessário para se ter um bom comparativo. Estamos falando das médias, ou seja, tivemos grande quantidade de dias com altas temperaturas. É diferente de uma ou duas temperaturas extremamente elevadas esporadicamente", explica o meteorologista Leandro Puchalski.

Mais calor em fevereiro
Segundo o meteorologista, boa parte da primeira quinzena de fevereiro terá esta forte onda de calor que entrará para a história do clima de Santa Catarina pela quantidade de dias seguidos com temperaturas extremas. Além da temperatura no termômetro estar elevada, há a alta umidade do ar, que ajuda a trazer sensação de calor ainda maior.

"Ontem (domingo) tivemos sensação de 38ºC em Florianópolis e 47ºC em Indaial. A segunda-feira tem exatamente a mesma condição do tempo da última semana, ou seja, forte ar quente sobre o estado. As temperaturas vão permanecer bem elevadas se aproximando dos 38ºC em cidades do Sul e Vale do Itajaí", comenta.

Além disso, como as chuvas mais regulares ocorreram na primeira quinzena de janeiro e o calor tem sido forte desde a segunda quinzena, o armazenamento de água começa a ficar baixo no estado. "Por isso, há necessidade de economizar água e evitar lavar carros e calçadas", explica Leandro Puchalski.

Fonte: G1-SC