24-08-2012/16:58:52
Na noite de quinta-feira (23), o governador Raimundo Colombo e o secretário da Saúde Dalmo de Oliveira lançaram o edital de licitação para a ampliação do Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó. Com o investimento de R$ 31 milhões, o número de leitos passará de 319 para 475. “Estamos fazendo investimentos fortes na saúde com alta tecnologia e estrutura adequada”, afirma Colombo.
O projeto para a ampliação terá nove leitos novos de UTI geral, dez para UTI pediátrica e sete leitos para UTI coronária. O número de salas cirúrgicas aumentará de sete para 19. Também serão oferecidos 37 leitos de tratamento intensivo, 56 para oncologia de longa duração, 36 para quimioterapia de curta duração e 27 para recuperação pós-cirúrgica, totalizando mais 156 unidades. A nova ala terá nove pavimentos e heliponto para resgate aéreo do Serviço Móvel de Urgência – SAMU.
O processo de licitação para a ampliação do HRO deve durar 120 dias e o prazo estimado para o término da obra é de 24 meses. Dalmo de Oliveira informou que desde a construção do HRO em 1986 esse é o maior investimento realizado na unidade. “A comunidade passará a contar com um dos maiores hospitais públicos de Santa Catarina. Estamos trabalhando no projeto de levar a saúde mais próxima da população, agilizando e ampliando o atendimento,” afirmou. O HRO atende, atualmente, 92 municípios da região Oeste, 26 municípios do Paraná e do Rio Grande do Sul, num total de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes.
G1/SC