14-09-2012/08:19:58
Tomaram posse nesta quinta-feira (10) na Câmara de Vereadores de Cascavel, no oeste do Paraná, os suplentes Nildo Santello (PSL) e Aldino Bueno (PR) que substituíram as vagas deixadas pelo presidente da Casa Marcos Damaceno (PDT) e pelo vice Paulo Bebber (PR), afastados por determinação judicial.
A mudança no Legislativo ocorreu após a Justiça pedir o afastamento de ambos os vereadores por improbidade administrativa. Segundo o Ministério Público (MP), Damaceno e Bebber tentaram impedir a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que só foi instalada na terceira ordem Judicial.
A CPI é para investigar o suposto pagamento de propina ao prefeito Edgar Bueno (PDT) e ao secretário de Obras Paulo Gorski. Conforme o MP, a empresa que pagou a propina foi contratada pela prefeitura para prestar serviços de manutenção em máquinas pesadas.
A decisão judicial pede para que o Damaceno e Bebber fiquem afastados até o fim das investigações da CPI, que devem durar pelo menos três meses.
Na quarta-feira (12) Robertinho Magalhães (PMN) assumiu o comando da Casa como o novo presidente. Na mesma ocasião, Magalhães havia convocado Valdecir Nath (PDT), que é atual secretário de Educação de Cascavel, como suplente. Contudo, ele disse que não assumiria o cargo e, portanto, continua na secretaria de Educação. Em seguida, convocou Nildo Santello.
G1/PR