16-11-2012/08:07:41
O momento é de mudanças no Figueirense. Contratado pela diretoria do clube para, entre outras funções, reformular o grupo para a temporada 2013, Leandro Niehues articula as alterações que, junto com a diretoria e comissão técnica, considera importante. As primeiras medidas do coordenador de futebol tocaram fundo no torcedor. O comunicado ao goleiro Wilson e ao atacante Julio Cesar de que o clube não conta com os dois jogadores para o próximo ano repercutiu nas arquibancadas.
O coordenador de futebol explica que entende a reação do torcedor alvinegro. Para ele, o que os jogadores, principalmente o goleiro Wilson, realizaram pelo clube jamais será apagado da história. No entanto, Leandro conta que o Figueirense passar por alterações e deve ser encarado como uma ‘empresa’.
— A gente milita no futebol muito tempo e vemos muitas coisas que acontecem e acho que a maneira é incorreta. Primeiro você tem que respeitar o ser humano e o atleta. As decisões estão sendo tomadas e analisadas. Sendo decidido pelo não aproveitamento do Wilson e Julio Cesar, a nossa atitude foi chamar os atletas e avisar. Assim nesse final de ano eles podem procurar outro clube, porque as propostas começam a aparecer agora e se eles pensassem que estavam no processo eles poderiam negar alguma proposta — diz Leandro.
Em relação ao método de dispensa, Leandro é claro ao avaliar principalmente o perfil do jogador para a Série B. Além disso, a opinião do novo treinador, Adilson Batista, também pesa no momento. Para o coordenador, o momento é de analisar e escolher com cuidado os atletas para que os erros de 2012 não possam ser repetidos em 2013.
— A gente jamais vai querer denegrir o atleta, mas a gente tem que pensar isso aqui como uma empresa. A paixão ela existe e o respeito também, mas temos que tratar isso, infelizmente, com frieza. O principal critério é o perfil. O atleta que se enquadre nessa Série B e o gosto do treinador. Por isso o treinador foi o primeiro a contratar. Agora estamos acelerando o processo. Quantos treinadores desembarcaram aqui e com muitos atletas, ai os técnicos vão embora e o jogadores ficam ai sem usar. A gente tem que contratar jogadores que quando o Adilson for embora os atletas possam continuar sem problemas — explica.
Em relação a novas dispensas, Leandro explica que só serão anunciadas depois que os atletas foram informados.
Fonte: Globo Esporte