20-12-2012/09:28:08
APAE de Anchieta vence prêmio Estadual
A Escola Especial Padre Martinho Burguer, do município de Anchieta, foi a 1ª colocada no prêmio estadual do Projeto Prevenir, lançado neste ano pela Federação das APAES do Estado de Santa Catarina/FENAPAES. O resultado foi divulgado nesta semana e a escola foi contemplada com uma viagem de Cruzeiro para seis servidores e um notebook para utilização em atividades educacionais.
De acordo com a integradora de Educação Especial da SDR Dionísio Cerqueira, Joeldes Kuhn Taube, a APAE, que representou o Extremo-Oeste no prêmio, venceu escolas de Educação Especial de 17 regiões catarinenses, porque já desenvolve ações de prevenção na comunidade anchietense há vários anos. O projeto apresentou ações sobre prevenção das deficiências nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Entre os itens avaliados no concurso, a APAE atingiu a proposta e englobou o maior número de pessoas pela proporcionalidade, no intuito de prevenir as deficiências. A Escola Especial de Meleiro, no sul do Estado foi a 2ª colocada e a APAE de São Bento do Sul, na região nordeste, foi a 3ª.
A repercussão
A diretora do educandário, Vera Schmitz Junges, disse que a comunidade escolar ficou bastante contente com a premiação. “Fomos escolhidos com o melhor projeto de Santa Catarina”, comemora Vera. A diretora destacou que o trabalho conseguiu alcançar um grande número de pessoas, proposta que foi valorizada pela organização do concurso. Vera enfatiza que 70% ou mais das deficiências podem ser evitadas com ações simples. Conforme ela, neste ano os trabalhos preventivos foram intensificados e o resultado positivo veio com a conquista do prêmio. A APAE Padre Martinho Burguer tem 31 alunos atendidos.
Fonte: ASCOM SDR Dionísio Cerqueira/Portal Agora Noticias