10-01-2013/08:09:11
O excesso de chuva na região dos Campos Gerais, no Paraná, prejudicou muitas lavouras de feijão. Em Ivaí, alguns agricultores reclamam que a umidade destruiu metade da plantação que estava prestes a ser colhida.
Na propriedade de Eduardo Kerik, o agricultor lamenta ver todo o feijão plantado apodrecendo. “A gente sempre colhia feijão bom. Esse aqui dá para dizer que foi perda total”, conta o agricultor, que plantou 10 hectares, mas diz que não vai conseguir colher nem o suficiente para a família comer.
De acordo com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, o Paraná deveria colher, em 2013, 15 toneladas de feijão preto. Com o excesso de chuvas, porém, a maior parte da produção já foi perdida.
Lídio Hamura, outro produtor de feijão, desistiu de colher o que ainda restava da plantação. Segundo ele, o prejuízo deve ser grande, já que cada saca de feijão poderia ser negociada por até R$ 130.
Para evitar ainda mais perdas, ele pensa em investir em outras culturas. “Vai desanimando o agricultor. O tempo não colabora mais. Dá excesso de sol, em pouco tempo tem excesso de chuva. O feijão é muito frágil, ele sente o solo, sente a chuva. Então, a gente está pensando em diminuir a lavoura de feijão”, revela.
Fonte: G1/PR