25-01-2013/11:41:24
Passa ano e volta ano e Índio segue firme. Prestes a completar 38 anos, o zagueiro tem se mostrado incansável nos treinamentos, se destacando em cada atividade. Uma vez que Juan acusou desgaste muscular, o defensor pula na frente para iniciar a temporada como titular e enfrentar o Caxias, no domingo.
Índio foi o destaque individual na quinta-feira. Velocistas como Caio, Vitor Júnior e Gilberto não encontraram espaço contra o experiente zagueiro.
- Já completei oito anos aqui e sempre disse que nunca me considerei titular. Sempre procurei só trabalhar, focado, alegre e feliz, em prol do Inter e do grupo. Continuo assim em 2013 e tentando crescer a cada dia. Estamos muito bem servidos de zagueiros - avalia Índio.
De acordo com o zagueiro, a boa forma física do grupo também tem a ver com as intensas cargas de trabalho orientadas pelo preparador físico Paulo Paixão.
- O Paixão é um monstro, como eu já brinquei com ele. Está nos "arrancando o couro" (risos), mas é para o nosso bem. É nessa pré-temporada que sustentamos o nosso ano inteiro e ele sabe bem o momento de dar folga ou quando dar mais trabalho - avalia.
Já o coordenador de preparação física Élio Carravetta tem duas explicações para a preparação física do zagueiro. Para o preparador, além de o defensor ser “privilegiado pela natureza”, Índio evoluiu no sentido de profissionalismo. Ou seja, aprendeu a se preservar.
- O Índio é contemplado pela natureza. A vida o ensinou a superar obstáculos. Ele impressiona sim, seja pela idade, qualidade e pelo que vem fazendo - avalia Carravetta. - Nos últimos quatro anos, ele soube se preservar. Parece sim (um guri).
Índio é o único remanescente do grupo campeão do mundo em 2006. O zagueiro completará 38 anos em 14 de fevereiro. E está longe de cogitar a aposentadoria.
Fonte:Globo Esporte