22-02-2013/10:52:09
Pacto pela Educação, Regional de Dionísio Cerqueira será contemplada por 4 grandes obras
Os municípios de Guarujá do Sul, Anchieta, São José do Cedro e Dionísio Cerqueira serão contemplados por grandes obras no programa Pacto pela Educação, lançado nesta semana pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. As ações, que fazem parte do Pacto por Santa Catarina, na área de Infraestrutura, devem garantir melhorias estruturais em educandários. O programa estadual prevê revitalização de escolas e outras 29 unidades novas, sendo que 19 estão em construção. Também construirá oito Centros de Educação Profissional (CEDUPs) e 52 quadras e coberturas.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Normélio Menegazzo, duas novas escolas serão construídas, para atender o Ensino Médio: EEB Elza Mancelos de Moura, em Guarujá do Sul, e EEB Theodureto Carlos Faria Souto, em Dionísio Cerqueira. As escolas EEB Cedrense, de São José do Cedro e EEB Professor Osni Paulino da Silva (POPS), de Anchieta, serão ampliadas e reformadas. “O governador Raimundo Colombo e o seu vice Eduardo Pinho Moreira tem uma preocupação muito grande com a manutenção das edificações escolares. Em função disso, buscaram, num grande esforço, recursos para construir e reformar escolas que são antigas em nossa região, mas que desempenham um papel fundamental na Educação”, disse Menegazzo.
Educação em foco
A professora Nilza Suffredini, gerente de Educação, pontua que o Pacto por SC pretende dar um salto em termos de investimentos no Estado e na educação não seria diferente. Nilza explica que no âmbito da pedagogia está prevista a entrega de mais de 11 mil tablets aos professores do Ensino Médio, além de lousas digitais, também conhecidas como computadores interativos, promovendo a inclusão digital de docentes e estudantes. Por meio de programas de alfabetização, como o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, o governo estadual aumentará o número de jovens e adultos que sabem ler e escrever. Disponibilizará ainda bolsas para educação graduação e pós-graduação.
O Pacto tem a meta de elevar o nível de ensino das escolas catarinenses, chegando à qualidade da educação dos países desenvolvidos. O Estado já alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) para Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Para atingir o objetivo, o programa distribuiu os investimentos em três eixos: pedagógico, de estrutura e gestão. “O programa vai investir mais de R$ 500 milhões em aprimoramento pedagógico para estudantes e professores, melhorias na estrutura das escolas e mudanças na gestão da rede estadual”, enfatiza a gerente de Educação da SDR Dionísio Cerqueira.
Fonte:Portal Agora Noticias/ASCOM Dionísio Cerqueira