Translate this Page
Enquete
Como você vê a Administração de Barracão?
Ótima
Boa
Regular
Ruim
Péssima
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (958 votos)




ONLINE
4





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1055290
Hanseníese
Hanseníese

19-03-2013/09:19:27

Secretaria de Saúde realiza treinamento sobre hanseníase

Nesta segunda-feira (18), a secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a SDR de Dionísio Cerqueira, realizou um treinamento com bioquímicos e enfermeiros da região, sobre a hanseníase. 

Local da palestra/foto:divulgação Prefeitura Municipal-DC-SCPalestraram no evento as enfermeiras Deliziane dos Santos e Juliana Angeli, e o bioquímico Élio Junior Nedel.

O objetivo é uniformizar o atendimento e também capacitar os profissionais para o diagnóstico da doença ou a suspeita da hanseníase que, muitas vezes, é confundida com outras doenças de pele, como micoses.

Conforme Juliana, enfermeira epidemiológica, o treinamento tem também o objetivo de relembrar a doença ao profissional, capacitando-o a realizar o exame no paciente e nos comunicantes. “A hanseníase é uma doença crônica que atinge principalmente a pele e os nervos e que ainda pode ser considerada um grande problema de saúde publica, apesar de ser de fácil cura”, destacou.

O que é a hanseníase?

É uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés,Flávio Berté vice-prefeito (em pé) Normélio Menegazzo secretário regional de estado (E) e demais palestrantes/foto:Divulgação Prefeitura Municipal-DC-SC rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo, podendo variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e tratamento imediato.

Como a hanseníase é transmitida?

A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento com medicação. É importante lembrar que a transmissão da doença não ocorre por abraço, aperto de mão e carinho. Não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.

Fonte:Prefeitura Municipal-DC-SC/Portal Agora Noticias