20-03-2013/17:33:26
Projeto mais educação
Secretaria da educação de Barracão se uniu as famílias para melhores resultados nos ensinos.
Com objetivo de resgatar o animo de estudar do adolescente, aconteceu de 1 a 8 Março à primeira integração entre família e escola no município de Barracão. A secretária de educação fez-se presente nas palestras. Este projeto visa à formação de cidadãos de bem para o futuro, não apenas intelectuais, mas com ética e valores.
Segundo a secretária de educação Carla Dalla Longa, o departamento de educação fez questão de convidar a família para, efetivamente, participar da escola, pois é notório que nenhuma pessoa é educada somente pela escola, mas sim por uma comunidade inteira. Por isso o compromisso social, cultural e histórico.
- Somente nesta parceria que serão formados cidadãos críticos e transformadores da sociedade. Como ensinamos muito mais com ação do que com palavras, a integração escola e família é uma atitude que mostra uma sociedade comprometida com a própria sociedade, sendo transformadora dela mesma, consequentemente, esses filhos também serão cidadãos transformadores, caso contrário, tudo não passará apenas de discurso. Afirmou Carla Dalla Longa.
Segundo Dalla Longa a transformação é aquilo que pode ser melhorado, evoluído, aprimorado nas relações sociais, culturais e políticas da sociedade, evitando os desequilíbrios que existem como a violência; a fome; as desigualdades social, racial e de classe; a falta de profissionalismo, de ética e de valores; a falta de qualidade de vida causada pelo mau investimento na saúde e na educação e pelo desequilíbrio ecológico.
A família e a escola juntas constroem esse vínculo afetivo entre a escola e a sociedade que fará com que a escola não seja apenas uma repassadora de conteúdos científicos, mas a construtora de uma sociedade justa, onde os seres não são indivíduos, mas sim seres sociais.
O projeto mais educação é como se fosse escola em tempo integral, levando o aluno na parte da manhã para escola, passando o dia estudando e participando de varias atividades, esporte, lazer, informática, etc.
-Até parece utopia, mas é necessária, pois a utopia de hoje é a anunciação da realidade do amanhã. A educação deve antecipar-se aos fatos, deve ter o olhar no hoje, mas projetando o amanhã, deve antecipar-se aos problemas, mas também ao progresso e à nova realidade. De nada adianta cadeias cheias de delinquentes, assassinos, infratores com nível superior de escolaridade, nós precisamos de pessoas de bem, equilibradas, felizes, emancipadas e transformadoras e com nível superior, ou mais, de escolaridade. Disse Carla Dalla Longa.
Fonte:PAN