23-03-2013/10:31:11
Prefeitos do CIF cumprem extensa agenda em Brasília em busca de Recursos.
A viagem foi para buscar recursos para termino das obras que já estão sendo executadas entre os municípios integrantes do consorcio.
Os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) estiveram nesta semana em Brasília, onde se encontraram com vários ministros e secretários executivos para tratar dos projetos e recursos para obras e programas que estão sendo desenvolvidos pelo consórcio na tri fronteira. Na quarta-feira (20), eles se reuniram com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, representante catarinense no ministério da presidenta Dilma Rousseff.
Com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, os prefeitos trataram sobre a implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), ação que vai possibilitar aos nossos jovens da região da fronteira o acesso ao ensino superior e profissionalizante público e gratuito. No ministério da Integração Nacional, a pauta foi à segunda fase do projeto de revitalização e modernização da Avenida Divisor, marco entre as duas cidades gêmeas, e que já se encontra em fase de execução.
Conforme o presidente do CIF, prefeito Altair Rittes, no ministério da Saúde foi tratado sobre as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, iniciada em 2012, e que será referência no atendimento
público da região de abrangência do consórcio.
-“Diante da defasagem dos valores destinados para a execução da obra e da necessidade de se buscar recursos para equipar o novo hospital, estamos buscando mais uma vez o apoio do ministro Alexandre Padilha, para a liberação de mais recursos do governo federal”, destacou Altair.
No ministério do Desenvolvimento Agrário, os prefeitos trataram sobre a patrulha mecanizada única entre os municípios do Consórcio. E no mistério da Justiça, foi discutida a implantação do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI), que vai atender a região de abrangência do consórcio, que atinge cerca de 50 mil habitantes. “Vale ressaltar que o programa está autorizado, bem como, já foi realizada a primeira reunião com as lideranças regionais para a constituição do Gabinete de Gestão”, afirmou Cesar Bueno, prefeito de Bom Jesus do Sul, destacando que a conversa foi positiva e com importantes encaminhamentos.
O prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, falou sobre a audiência com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Romeu Weliton Caputo, onde foram debatidas as ações que estão sendo desenvolvidas pelo CIF no fortalecimento, modernização e ampliação da educação básica na região de atuação do consórcio.
Fonte:Prefeitura Municipal-DC-SC/PAN