04-04-2013/00:57:40
Martínez divide com García na partida entre San José e Tijuana, na altitude de Oruro (Foto: AP) |
Em sua primeira participação na Taça Libertadores, o Tijuana garantiu classificação para a próxima fase da competição com uma rodada de antecedência ao empatar por 1 a 1 com o San José, fora de casa, nesta quarta-feira. O resultado deixou os mexicanos com dez pontos na tabela, e os bolivianos com cinco. No mesmo grupo, o Corinthians, que tinha sete, e venceu o Millonarios por 1 x 0 na Colômbia e assumiu a liderança.
Sem suas principais peças de ataque (Duvier Riascos e Alfredo Moreno), o Tijuana nem de longe lembrou o time que no jogo de ida, no México, goleou os bolivianos por 4 a 0. Líder do grupo na Libertadores, o time, por outro lado, caiu de rendimento no campeonato nacional, anotando três derrotas e um empate nas quatro últimas partidas.
Em Oruro, os mexicanos também não foram bem. Além dos desfalques, o Tijuana parece ter sentido a altitude de 3.700m e foi facilmente envolvido pelos donos da casa no primeiro tempo. Dominando a posse de bola e apostando nas jogadas aéreas, o San José chegou com perigo por três vezes. Em uma delas, aos 30 minutos, os bolivianos balançaram a rede, mas a arbitragem anulou o gol alegando impedimento.
A etapa final seguiu na mesma toada. Sem poder de conclusão, o San José abusou nos gols perdidos. Em dois vacilos consecutivos do goleiro Saucedo, o time boliviano não conseguiu aproveitar. Quando finalmente marcou, o lance novamente foi invalidado por impedimento. A equipe da casa, então, foi castigada: aos 20 minutos, Ignacio Garcia falhou e perdeu a bola para Fidel Martínez, que havia entrado no intervalo. O ‘Neymar’ do Tijuana deu um chapéu em Lampe e empurrou para a rede.
O San José, porém, não desistiu e chegou ao empate a dez minutos do fim. O brasileiro Marcelo Gomes tabelou com Cabrera e chutou para o gol, para alegria dos bolivianos e também dos corintianos. Com a igualdade em Oruro, o Timão pode terminar a rodada como líder do grupo.
Fonte:Globo Esporte