22-04-2013/11:42:37
Damião e Forlán comemoram gol contra Juventude |
A tabela de artilheiros do Inter vai além de Damião e Forlán. A dupla de ataque, claro, é a dona da maioria dos gols do time nesta temporada, mas não são só eles os responsáveis pelas vitórias neste ano. O grupo busca a divisão de funções e, com isso, meias, volantes, laterais e até zagueiros fazem o papel de artilheiros. Ao total, são 12 os jogadores que já balançaram as redes em 2013.
Enquanto os setores de trás têm a liberdade de chegarem mais à frente, os da dianteira também assumem novas funções, como a de marcação. A sintonia entre os jogadores e o compartilhamento das ações dentro de campo é visto como um dos pontos fortes do time comandado por Dunga. Neste domingo, por exemplo, foi o zagueiro Juan quem garantiu a vitória, de virada, ao Inter sobre o Lajeadense. Quem avaliou a atuação e a disposição dos atletas em campo foi o próprio treinador:
- Desta vez, o Damião correu como um louco e o Juan foi quem fez os gols.
No final de semana, Juan marcou seus primeiros dois gols do ano. Fica atrás apenas de Diego Forlán (9), Leandro Damião (8) e D'Alessandro (5), o "trio de ouro" colorado, e empatado com Caio (2), que marcou no Gauchão e na Copa do Brasil. Mas outros sete jogadores também já marcaram. São eles: Airton, Fred, Gabriel, Josimar, Rafael Moura, Rodrigo Moledo e Vítor Júnior. Cada um com um tento em sua conta.
A análise também pode ser vista separada por setores do campo. O ataque, naturalmente, é o responsável pela maioria dos gols, tendo marcado 21 vezes. Já o meio-campo tem 9 gols e a defesa, 4 (estes dois últimos reúnem 35% dos gols). Essa divisão é vista como característica de uma verdadeira "equipe".
- Os jogadores de ataque têm ajudado na marcação. Quando podemos, ajudamos na frente também. E isso é uma equipe - afirmou o "goleador" Juan.
Na classificação geral do Gauchão, o Inter perde em números de gols apenas para o Grêmio, e por um tento. Se levarmos em conta as demais partidas de mata-mata, o Colorado assume a liderança isolada, já que disputou todos os jogos da Taça Piratini - a qual conquistou.
A possibilidade de mais gols, sejam eles marcados por atacantes, meias ou zagueiros, é a esperança vermelha para avançar a mais uma final, desta vez, a da Taça Farroupilha. No domingo, enfrenta o Veranópolis, pela semifinal.
Fonte:Globo Esporte