06-05-2013/10:10:56
![]() |
A vantagem é pequena. Caso perca por 1 a 0 para o Santa Fé, o Grêmio dará adeus a Libertadores nas oitavas de final. E é bom o time ter cuidado. Vanderlei Luxemburgo e seus comandados, além de suportarem a pressão de Omar Pérez e companhia na altitude de 2.640 metros de Bogotá, precisará alterar o retrospecto negativo contra colombianos nas fases eliminatórias do torneio para seguir vivo no sonho pelo tri.
Em sua 14ª edição na principal competição do continente, os tricolores já pegaram equipes da terra de Valderrama e Higuita em três oportunidades em etapas de mata-mata. E o desempenho não é alentador para os gremistas. Em apenas uma vez o time levou a melhor pelos colombianos. Para piorar, o Grêmio ainda acumula eliminações na extinta Supercopa, em 1997, e pela Sul-Americana, no ano passado.
A oportunidade, todavia, infla os tricolores de esperança. Em 1995, o Grêmio pegou o Atlético Nacional, de Medellín, na decisão do torneio. No confronto de ida, o Tricolor, treinado por Felipão, atual técnico da Seleção, fez 3 a 1. Marulanda contra, Jardel e Paulo Nunes pavimentaram o caminho para o bi da América. Na partida de volta, empate em 1 a 1. Dinho fez o gol que colocou o continente novamente com os tricolores.
No ano seguinte, o Grêmio não levou a mesma sorte. A equipe pegou o América de Cáli pelas semifinais. Goiano marcou o gol da vitória no duelo de ida. Depois, sofreram um revés por 3 a 1, deixando o torneio. Jardel anotou o tento tricolor.
Em 2003, ano do centenário do clube, o Grêmio enfrentou o Independiente de Medellín pelas quartas de final da Libertadores. No jogo de ida, empate em 2 a 2 no Olímpico. Gilberto e Rodrigo Fabri marcaram para os tricolores. No duelo de volta, o time acabou derrotado por 2 a 1. Anderson Lima fez o tento gremista, que não impediu a eliminação.
Os problemas se acumulam ao contar confrontos por outros torneios. Em 1997, o Grêmio empatou em 2 a 2 com o Atlético Nacional e depois perdeu por 3 a 1 pela Supercopa. Ano passado, pelas quartas de final da Sul-Americana, após vencer por 1 a 0 o Millonarios no Olímpico, levou 3 a 1 em Bogotá com dois gols do ex-colorado Rentería e deu adeus à competição.
Em números gerais pelo torneio, todavia, o desempenho a situação muda de figura. Em 17 jogos, já contando a vitória por 2 a 1 sobre o Santa Fé, são sete triunfos, quatro empates e seis derrotas.
Após o final de semana de folga, Luxa volta a preparar o grupo rumo ao confronto do dia 16 de maio nesta segunda-feira. Na quarta, a delegação viaja para Bogotá, para iniciar a adaptação na altitude.
Fonte:Globo Esporte