08-05-2013/08:19:41
Grêmio venceu primeiro jogo contra o Santa Fé pela |
Seis meses depois, o estádio El Campín, Bogotá e sua altitude de 2,6 mil metros voltam ao caminho do Grêmio em mais uma decisão. O objetivo, claro, é que as coincidências terminem por aí, já que o time de Vanderlei Luxemburgo acabou eliminado pelo Millonarios, na Copa Sul-Americana, no ano passado. Diante do Santa Fé, pela Libertadores, as mudanças começam pela formação da equipe, com várias caras novas em relação à derrota de novembro. E na confiança de um grupo mais experiente para avançar no torneio continental.
Assim como em 2012, o Grêmio venceu o jogo de ida e passará de fase com um empate em Bogotá. Daquela equipe que caiu frente ao Millonarios, apenas cinco titulares estarão em campo no dia 16 de maio. São eles: Pará, Werley, Fernando, Souza e Zé Roberto. Das alterações mais significativas, estão a troca de goleiro, o meio-campo e o ataque.
- A diferença é o grupo do ano passado para este. Agora, temos jogadores mais experientes, mais atletas - defende Luxa.
Ao menos na matemática, o técnico tem razão. Comparando-se a média de idade da equipe que começou a partida em novembro com a que, provavelmente, vá entrar em campo no dia 16, tem-se um time ligeiramente mais velho: média de 27,81 anos contra 27,09.
Contribuem para a estatística os ingressos de Dida (39 anos), André Santos (30), Elano (31) e Barcos (29). Embora, desta vez, a zaga pareça bem mais inexperiente, com a saída de Gilberto Silva, então com 36 anos, e a entrada do jovem Bressan, de 20, já que o titular Cris, 35 anos, está suspenso.
Se o time “mais experiente” é um dos fatores principais em busca da classificação às quartas de final da Libertadores, o período livre para treinamentos conquistado após a eliminação no Gauchão é outro ponto a se comemorar. Luxemburgo também destacou a maratona de partidas mescladas com o Campeonato Brasileiro no ano passado. Agora, conta com quase duas semanas para trabalhar fundamentos e preparar os jogadores.
- Aquele jogo lá foi no segundo semestre, com o Brasileiro, e muito desgaste. Agora, não, teremos tempo de preparação. A velocidade da bola assusta, mas vamos trabalhar. Temos condições de passar – conta.
Após receberem folga no final de semana, os atletas se reapresentaram no clube nesta segunda-feira. Na terça, treinaram em dois turnos. Na quarta-feira, o grupo ainda trabalha pela manhã e à tarde já inicia viagem para Colômbia. A equipe ficará oito dias em Bogotá para se preparar para o jogo decisivo contra o Santa Fé, no dia 16.
Fonte:Globo Esporte