28-05-2013/09:43:20
Dionísio Cerqueira realiza 1ª Conferência Municipal da Cidade para pensar o futuro do município
Debater o futuro do município, este foi o objetivo da 1ª Conferência Municipal da Cidade (CONCIDADES), com a temática “Quem muda a cidade somos nós: reforma Urbana Já”, que aconteceu nesta segunda-feira (27), no Centro dos idosos.
Autoridades e gestores públicos em pose pra foto na conferência municipal das cidades/foto:Jeferson Avila |
Durante toda a tarde, gestores públicos, lideranças dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil discutiram temas relacionados às políticas de saneamento básico, habitação de interesse social, plano diretor e mobilidade urbana.
A conferência é uma determinação do Ministério das Cidades, e neste ano, todos os municípios brasileiros deverão realizar o evento, tendo como data final o próximo dia 31 de maio. A intenção do Governo Federal é propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos com a sociedade na elaboração de ações para enfrentar os problemas existentes nas cidades.
Para o prefeito Altair Rittes, a Conferência é um momento importante para que a sociedade aponte os rumos da cidade, pensando o desenvolvimento social, econômico e ambiental, traçando o futuro do município.
- “No momento que estamos preparando o município para o futuro com obras e ações que estão transformando Dionísio Cerqueira, a Conferência é um instrumento de extrema importância para planejarmos as políticas de desenvolvimento urbano, pensando uma cidade para todos os cidadãos”, destaca Altair.
A CONCIDADES foi coordenada pela secretaria de Gestão Participativa da prefeitura municipal de Dionísio Cerqueira, e contou com a presença de cerca de 80 pessoas.
PROPOSTAS
As propostas que foram apresentadas e aprovadas pela plenária foram incorporadas ao documento final da 1ª Conferência da Cidade de Dionísio Cerqueira, que será apresentado na 5ª Conferência Estadual das Cidades, em Florianópolis no mês de agosto.
DELEGADOS
Dionísio Cerqueira, de acordo com CENSO IBGE 2010, terá direito a três delegados na etapa estadual da conferência, sendo dois da sociedade civil e um do poder público municipal.
Fonte:Prefeitura Municipal-DC-SC/PAN