29-05-2013/09:55:19
Bressan ganhou a concorrência com Cris |
Ainda na campanha eleitoral, em outubro de 2012, o candidato Fábio Koff anunciou o desejo de formar parcerias com clubes brasileiros e do exterior para trazer jogadores ainda em formação ao Grêmio. Ele tomou posse como presidente, e o Juventude foi o primeiro escolhido. Cinco meses depois, sete atletas trocaram o Alfredo Jaconi por Olímpico/Arena. Dois são titulares do time profissional - número superior ao de crias da própria base tricolor.
O zagueiro Bressan e o lateral-esquerdo Alex Telles, oriundos das categorias inferiores do Ju, ganharam chance de Vanderlei Luxemburgo e não deixaram mais a equipe de Porto Alegre. Ganham em número de Fernando, o único titular prata da casa.
- A parceria é uma tática de contratar jogadores com pouco caixa. Nós cedemos alguns não aproveitados e pegamos, em troca, meninos da base dos outros clubes, com direitos fixados. Se derem certo, podemos comprar depois. Tudo parte de uma análise. Só depois, contratamos. E mostra também a necessidade de melhorar a base, algo que estamos fazendo – explica Marcos Chitolina, assessor de futebol.
Foram contratados mais de 30 atletas para todas as categorias. Cerca de 50, liberados. Tudo a partir de um processo comandado por ex-jogadores do clube: João Antonio (coordenador técnico da base), Marcelo Mabília (treinador do júnior) e Roger Machado (auxiliar de Luxa).
- Queremos menos quantidade, mais qualidade – resume Chitolina.
Além de Bressan e Alex Telles, o goleiro Follman é reserva do profissional, mesmo caso do recém-contratado Moisés, um polivalente volante e lateral-direito. O volante Ramiro, este capitão, e o atacante Paulinho são titulares do sub-20, de boa campanha no Estadual da categoria. O sétimo atleta é Cassiano.
Alviverde formador
Presidente do Juventude, Raimundo Demore enche o peito para falar das categorias de base. Sem modéstia, exalta o trabalho com as crias alviverdes. Destaca o fato de ser um “clube formador”.
- Sempre entendemos que nosso trabalho da base é bem feito. Somos um clube reconhecido como formador. Nossa categoria de base é muito importante É importante e está sendo reconhecido – destaca Demore.
E qual será o próximo jogador do Ju a ser negociado? Demore garante que não há especulações em relação ao outro atleta a sair do clube. Do Gauchão, no entanto, destaca a qualidade do volante Fabrício, de 21 anos.
- Não consegui entender como o Fabrício não esteve entre as opções de melhores do Gauchão. É um atleta de muita qualidade. Certamente, são raros volantes da qualidade desse rapaz. Está com a gente e vai disputar a Série D – comenta o dirigente.
A parceria com o Grêmio rendeu o empréstimo do atacante Bergson. O jogador foi o artilheiro alviverde no segundo turno do estadual e um dos responsáveis pela ascensão da equipe. Permanecerá em Caxias do Sul até o final da Série D.
Fonte:Globo Esporte