Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Enquete
Como você vê a Administração de Barracão?
Ótima
Boa
Regular
Ruim
Péssima
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (957 votos)




ONLINE
5





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1054961
Emergência
Emergência

02-07-2013/14:36:05

Dois municípios no Oeste decretam emergência em SC devido a chuvas

Xavantina e Campo Erê foram prejudicadas nas estradas e na agricultura.
No Norte do estado, oito cidades têm pessoas desalojadas e desabrigadas.

Prefeitura tenta amenizar situação com britas (Foto: Edemar Caron e Luciano Altenhofen)

Dois municípios no Oeste de Santa Catarina decretaram situação de emergência por causa das chuvas em Santa Catarina. Xavantina e Campo Erê tiveram danos nas estradas e em perdas na agricultura. No Norte do estado, oito cidades decretaram situação de emergência.

As chuvas de final de junho causaram o transbordamento de rios e ruas ficaram alagadas no Norte catarinense. De acordo com a Defesa Civil do estado, cerca de 700  foram afetadas e 117 estão desalojadas ou desabrigadas. Os municípios de Porto União, Três Barras e Canoinhas são os mais afetados, com ruas inteiras embaixo d'água. Em Porto União, o rio está a mais de cinco metros acima do nível normal. Para chegar até as 200 casas da região, só de barco.

Em Xavantina, a chuva prejudicou a pastagem, as estradas, a agricultura e a humidade trouxe doenças para o gado. O coordenador da Defesa Civil do município, Fernando Borges, explicou que não houve nenhum desabrigado ou desalojado. Porém, os danos na malha viária do interior da cidade prejudica a produção de leite, suínos e aves da região. O município decretou situação de emergência na quinta-feira (27) e está sendo monitorado pela Defesa Civil estadual.

Ele contou que foram transportadas mais de 700 cargas de brita, feitas inúmeras desobstruções de bueiros e as linhas de transporte escolar tiveram seu trajeto alterado devido aos estragos nas estradas.

Na agricultura as dificuldades também são visíveis. Os produtores de leite já estimam a diminuição de 30% na produção prevista para este mês, sem contar o atraso na colheita de milho e sorgo e também fica comprometido o plantio da nova safra.

Trabalho da Defesa Civil no Norte
O diretor de respostas a desastres da Defesa Civil estadual, Major Neto, informou que coordenadores regionais se dirigiram para as cidades afetadas, principalmente no Norte do estado, "e tem trabalhado focado tanto na produção documental, necessária para a Defesa Civil do estado e a Defesa Civil nacional quanto nas orientações para abertura de abrigos, vistorias de áreas de risco".

Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina desta terça-feira (2), ele disse que "até o momento, a Secretaria de Estado de Defesa Civil já forneceu, em produtos, cerca de R$ 170 mil, envolvendo colchões, kits com travesseiros, cobertores, alimentos, água potável".

Sobre a atuação na região Norte, o major explicou que ela é "principalmente focada nas ações de manutenção dos abrigos". Segundo ele, a Defesa Civil está apoiando "tanto na verificação da qualidade dos abrigos, principalmente no acompanhamento envolvendo escorregamentos, encostas, comprometimento de pontes, as quais, na maioria das cidades, tem isoladas algumas comunidades rurais com a região central".

Fonte:G1/SC