03-07-2013/10:55:06
|
Vanderlei Luxemburgo chegou ao Grêmio em fevereiro de 2012. Menos de um ano e meio depois, ele foi demitido do comando da equipe gaúcha sem nenhum título e tendo que amargar os fracassos no Campeonato Gaúcho, quando não classificou o time para as finais, e na Libertadores, quando caiu nas oitavas de final diante do Independiente Santa Fé, da Colômbia. Para o comentarista Marco Antônio Rodrigues, o treinador vive um momento de baixa em sua carreira.
- Acho que o Luxemburgo está em uma fase decadente da carreira dele. Eu gosto do conhecimento teórico, prático, sempre o achei um dos melhores treinadores do Brasil. Mas não vem conseguindo fazer bons trabalhos – avaliou o analista.
Técnico que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro – venceu cinco vezes: 1993/1994, com o Palmeiras; 1998, com o Corinthians; 2003, com o Cruzeiro e 2004, com o Santos – o treinador não tem repetido nos últimos anos o êxito alcançado no início da carreira. Desde 2006, só levanta taças estaduais. Foi campeão paulista três vezes, duas com o Santos e uma com o Palmeiras, foi campeão mineiro com o Atlético-MG e campeão carioca com o Flamengo.
- Acho o Vanderlei um ótimo treinador, mas tem que ser só treinador, sabe? Essa participação no negócio, que às vezes acontece, acho que não é o melhor caminho. Acho que é um grande treinador. O Luxemburgo precisava ser como o Felipão e ter um Parreira ao lado, alguém experiente assim para poder se preocupar apenas com o treinamento, a tática do time. Ele precisa de um amparo.
Müller, que foi comandado de Luxemburgo no Palmeiras, em 1996, e no Santos, em 1998, acredita que se o treinador retomar seu foco na área em que é bom, que é treinando o time, ele voltará a fazer bons trabalhos.
- Dentro do campo é um grande treinador. Taticamente é muito inteligente. Arma muito bem as suas equipes, um treinador muito moderno. Trabalhei com ele no Palmeiras e no Santos, na década de 90, ele tinha objetivo de chegar à Seleção e ele arrebentou. Ultimamente que ele não tem feito grandes trabalhos, mas sem dúvida nenhuma é um grande treinador. Não perdeu sua capacidade técnica.
Fonte:Globo Esporte