17-09-2013/10:08:04
|
Pouco mais de dois meses depois, o Grêmio está prestes a concluir um marco da mudança do Olímpico à Arena. O letreiro ‘campeão do mundo’, que há três décadas orgulha os torcedores ao relembrar o título conquistado sobre o Hamburgo, terminará de ser instalado nesta terça-feira no novo estádio. A inauguração da peça será no dia seguinte, momentos antes da partida contra o Santos pelo Brasileirão e contará com a presença de jogadores que atuaram naquele 11 de dezembro de 1983, em Tóquio. A cerimônia faz parte das comemorações dos 110 anos do Tricolor.
Foi um processo longo e delicado de restauração - a inscrição ‘Grêmio – Campeão do Mundo’ fora retirada da Azenha e levada ao Humaitá em 15 de julho. Sob responsabilidade do clube e da Arena Porto-Alegrense, empresa que administra o estádio, técnicos usaram jato de areia para tirar a ferrugem e as dezenas de mãos de tintas usadas na peça. Ao mesmo tempo, debateram o melhor local de colocá-la. Ficou decidido que seria voltada às margens da BR-290, no lado Oeste da casa tricolor, em cima da loja Grêmio Mania.
Tudo terminou na tarde de segunda-feira, quando a palavra ‘Grêmio’ foi colocada. Duas semanas antes, uma grade de sustentação tinha sido instalada. A partir das 8h desta terça, os técnicos completarão a frase. Instalarão o neon, que manterá aceso o maior orgulho tricolor à noite.
Há uma cerimônia organizada para marcar a data – só não acontecerá caso algum imprevisto surja nos trabalhos. Na quarta, a partir das 18h30m, uma hora antes do jogo, a direção do presidente Fábio Koff receberá atletas da época. Nomes como Hugo De León, Tarciso, China, Baidek e Paulo César são esperados. Renato Gaúcho, atual treinador, não, afinal, estará envolvido na partida. O convidade especial será o torcedor, que poderá participar de uma contagem regressiva da inauguração.
A colocação do letreiro, nas palavras do presidente Koff, visa levar a alma do Olímpico à Arena. Outras ações estão previstas, mas dependem da assinatura do novo contrato da parceria com a OAS. Ela deve ocorrer até o final da próxima semana.
Fonte:Globo Esporte