24-09-2013/11:18:11
Semana Farroupilha e dia do Gaúcho é lembrada e comemorada em Barracão
A homenagem partiu da Secretária de Educação Carla Dalalonga, do Legislativo na moção do Vereador Cafuncho e do Judiciário, apoiado por a Juíza Branca Bernardi.
|
A semana passada foi abrilhantada por eventos em homenagem ao povo gaúcho. É que do dia 14 ao dia 20 de setembro é comemorada a Semana Farroupilha em homenagem a Revolução Farroupilha. E a Secretária de Educação de Barracão Carla Dalalonga, escreveu uma nota para homenagear os Gaúchos.
A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, assim conhecida devido ao caráter republicano contra o governo imperial, foi a mais longa revolução brasileira, estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845. Esta revolução lutava pela declaração da independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. A revolução adquiriu caráter separatista e influenciou movimentos em outras províncias como São Paulo, províncias de outros países como Uruguai, Argentina (Corrientes e Santa Fé), expandiu-se à costa brasileira, em Laguna, e ao planalto catarinense de Lages. Durou quase dez anos e tinha como ideal a liberdade, igualdade e humanidade.
Esse ideal vem, como cultura, sendo propagado pelos gaúchos no decorrer dos anos além da preservação das danças, das vestimentas, das comidas e dos costumes tradicionalmente gaúchos. Devido a esta cultura viva, temos a graça de viver nos tempos de hoje um pouco do que nossos antepassados viveram e como viveram e, assim, podendo conhecer, vivencialmente, nossa história, nossas raízes e criando uma identidade própria, baseada em valores, em ética, em memórias, em colonização, em conquistas...Enfin, a beleza dos cavalos, prendas, gaúchos, bombachas, guaiacas, lenços, fandangos, gaitas, churrasco e chimarrão que escreveram nossa história é a que nos faz hoje admirar e exaltar a cultura gaúcha e comemorar no dia 20 de setembro o denominado DIA DO GAÚCHO.
Nossa admiração, exaltação e agradecimento pela preservação de nossa história, povo gaúcho!
Homenagem do judiciário de Barracão
No evento teve churrascada, mateada, cavalgada e gaitaço, no judiciário todos estavam atendendo a caráter gaúcho. Inclusive a sala da juíza estava toda caracterizada com a cultura dos pampas. As mulheres estavam de prenda e o homens estavam vestidos com a tradicional guaiaca e os apetrechos de gaúcho.
Para a Juíza Branca Bernardi o apoio do judiciário vem, devido a cultura gaúcha ser sã, no aspecto disciplinar e para não deixar morrer a tradição campeira. O gaúcho vai além de um tirador, uma bombacha, da roupa característica, é este povo que abraça que acolhe, é um povo que trazer todo mundo para seu lado que é o lado do bem. E é isto que a comarca quer. Disse a Juíza Branca Bernardi.
No evento teve também aula de como prepara um delicioso chimarrão, sem ficar entupido e deixa-lo com um gostinho especial e espumante. Claro não poderia faltar a tradicional costela, pena que foi feito na Rua Paraíba em frente ao fórum, ai não deu pra fazer valer a tradição mesmo, pois a costela assada costuma ser com o espeto cravado ao chão, e com o asfalto da rua não deu para crava-lo.
Alunos de diversas escolas passaram por ali prestigiar o evento, tiveram acesso a sala da Doutora Branca, onde tiveram um pequena palestra da juíza, sobre a veste oficial (toga) e alguns símbolos judiciais. Telmo um dos lideres dos gaúchos ali presentes palestrou sobe a cultura gaúcha e dos apetrechos usados por eles. Logo após deram aula de como ensiar um cavalo e monta-lo.
O legislativo de Barracão
Organizado por o Vereador Cafuncho também aconteceu no dia 20, o primeiro gaitaço de Barracão e 100% gaúcho. O evento foi realizado no CTG Sinuelo da Fronteira, a partir da 18h, teve mateada e a gravação do Programa Fogo de Chão da Rádio Fronteira AM.
Fonte:PAN