28-09-2013/12:03:00
SDR Dionísio Cerqueira realiza Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
|
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, realizou na tarde desta quarta-feira, 25, na Casa do Idoso, em Dionísio Cerqueira a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).
A programação, coordenada pela Gerência de Educação (Gered), teve participação de 17 projetos desenvolvidos pelos alunos. A atividade envolveu escolas estaduais de Anchieta, Princesa, Palma Sola, São José do Cedro, Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira, além de uma escola municipal de Anchieta. De acordo com Gelcy Lauxen da Rosa, coordenadora do evento e integradora de Ensino Fundamental da SDR, o tema da Conferência é “Escolas Sustentáveis” e tem como foco central os alunos e o meio onde vivem.
A professora Nilza Suffredini, gerente de Educação, enfatiza que os projetos ambientais giram em torno de quatro subtemas: Terra, Água, Ar e Fogo. De acordo com ela, o objetivo dos trabalhos foi aprofundar as discussões socioambientais nas escolas e entorno, no comprometimento da Educação Ambiental continuada como processo que perpassa todas as áreas do conhecimento expresso no currículo escolar.
Foram classificados os quatro trabalhos que representarão a Regional de Dionísio Cerqueira. A Conferência Estadual será realizada em Florianópolis e tem previsão de acontecer no dia 23 de outubro. Serão apresentados em torno de 148 projetos de todo o Estado. Os classificados da Regional de Dionísio Cerqueira terão transporte, hospedagem e alimentação custeados pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Estado de Educação (SED).
Em torno de 110 pessoas participaram da Conferência. O secretário Regional, Normélio Menegazzo; o vice-prefeito de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté; o presidente da Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira, Gilberto Selzler; o diretor-geral da SDR, Valdomiro Rodrigues, a gerente de Educação, professora Nilza Suffredini; o vereador de Dionísio Cerqueira, Olacir Brasil; a secretária de Educação de Dionísio Cerqueira, Marilene De Mello; a gerente de Assistência Social, Loiri Albanese Moraes; o diretor da EEB Theodureto Carlos Faria Souto de Dionísio Cerqueira, Mauro Edvan Prado, entre outras lideranças participaram do protocolo.
Confira os projetos classificados:
Subtema Terra – Escola de Educação Básica (EEB) Básica Cedrense, com o projeto de intervenção Sócio Ambiental “Reciclar para Ajudar”, representado pela aluna Marina Dambrós.
Subtema Água – Escola de Ensino Fundamental (EEF) Padre Reinaldo Stein, da linha Prateleira, Anchieta, com o projeto “Agindo Ecologicamente Correto”, representado pela aluna Fernanda Renilde Sbardelotto.
Subtema Fogo – Escola de Educação Básica (EEB) Elza Mancelos de Moura, de Guarujá do Sul, com o projeto “Pedalar é Viver de Modo mais Sustentável”, representado pelo aluno Fernando José Gattermann.
Subtema Ar – Escola de Educação Básica (EEB) Osni Medeiros Régis, da comunidade de Mariflor, em São José do Cedro, com o projeto “Onda Nativa”, representado pela aluna Gabriela Albônico.
Fonte:ASCOM-DC-SC