03-10-2013/09:31:57
|
Cerca de 300 índios de 13 aldeias de Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná, realizaram um protesto pacífico nesta quarta-feira (2) para chamar a atenção sobre a questão das demarcações de terras. Com arco, flechas, cartazes, faixas e bandeiras, eles percorreram ruas de Guaíra gritando palavras de ordem.
De acordo com os manifestantes, o protesto faz parte da agenda nacional de manifestações contra a PEC 215, que, se aprovada, vai retirar a atribuição exclusiva da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Executivo de promover a demarcação das terras indígenas no país. O Congresso Nacional também passa a ter competência para ratificar as demarcações homologadas.
Um grupo de estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) se uniu aos indígenas para protestar. Durante a caminhada, eles pararam em frente da prefeitura e exigiram a presença do prefeito. A Polícia Militar (PM) acompanhou o movimento, porém, não houve registro de conflitos. Em Guaíra, atualmente, vivem 2 mil índios guaranis.
Fonte:G1/PR