03-10-2013/10:37:38
|
Diego Forlán e Leandro Damião no banco de reservas. Se perguntasse para qualquer pessoa no começo de 2013, ou até poucos meses atrás, poderia soar como brincadeira. Pois a dupla de medalhões convive agora com a condição de coadjuvantes. A explicação pode estar no número de gols. Após o término do Gauchão, o rendimento de ambos registrou forte queda.
O levantamento do GLOBOESPORTE.COM considera duas partes da temporada, antes e depois do Estadual, competição na qual Forlán e Damião foram, respectivamente, artilheiro e vice, com nove e oito gols. Durante o período, o primeiro ainda disputou dois jogos pela Copa do Brasil, marcando um tento, contra uma partida e nenhum gol do segundo. Somando tudo isso, a média do gringo foi de 0,66 por jogo. A partir do início de maio, após o Gauchão, a sua média de gols cai para 0,43. O mesmo vale para Damião, que foi de 0,44 para 0,15
Não é só a média que despenca. Jejuns atormentam. O uruguaio não marca há 43 dias. Seu último tento foi diante do Salgueiro-PE, anotou aos 43 minutos do segundo tempo, no dia 22 de agosto. Desde então, passaram-se 223 minutos. A seca do centroavante é ainda pior. Embora tenha marcado depois, no dia 25 contra o Goiás, Damião acumula 11 partidas sem gols, o que dá um incômodo período de 869 minutos.
Há atenuantes, todavia. Forlán costuma deixar o Inter para defender o Uruguai e ainda teve uma entorse no tornozelo direito. Já o camisa 9 passou por duas lesões musculares na coxa direita. O fato é que tais fatores somados levaram Dunga a preteri-los por Otávio e Caio:
- Todos têm chances de jogar. O Otávio e o Caio fizeram o que nós combinamos. Colocaram velocidade, energia e deixaram a equipe um pouco mais rápida. O Forlán teve uma lesão na seleção. Jogou e voltou. E não vai jogar três depois por conta das Eliminatórias.
Para o jogo desta quinta, os dois estarão como alternativas de Dunga para o confronto contra o Vasco. Eles esperam entrar para mostrar que não esqueceram o seu talento. A partida será disputada às 21h, no Moacyrzão, em Macaé.
Fonte:Globo Esporte