Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Enquete
Como você vê a Administração de Barracão?
Ótima
Boa
Regular
Ruim
Péssima
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (958 votos)




ONLINE
3





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1055336
Melhor aproveitamento neste esquema
Melhor aproveitamento neste esquema

04-10-2013/10:02:48

'Mutante', Grêmio tem melhor aproveitamento no esquema 4-4-3

Com 77%, formação com três atacantes supera desempenho da com três zagueiros, fiadora da ascensão ao G-4 e às quartas da Copa do Brasil

Renato Gaúcho definiu esquema em conjunto com jogadores (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Renato Gaúcho, ao manter o mistério sobre a forma de atuar, lança uma dúvida ao Grêmio a cada rodada. Seria capaz de adaptar a clássica composição do sambista Noel Rosa: com que esquema eu vou? Pois os números indicam que 4-3-3 tem o melhor aproveitamento. Nas 23 partidas da gestão do treinador, o sistema tático atingiu 77% , entre Brasileirão e Copa do Brasil – superior ao 4-4-2 (38,8%) e no 3-5-2 (61,5%).

O curioso é que os jogadores não revelam qual a preferência, como o sambista que compôs a música 'Com que roupa eu vou?', em 1930, após a mãe esconder roupas na tentativa de impedi-lo de sair com os amigos. A tendência, porém, é a volta do sistema com três zagueiros, o financiador da campanha que levou o Tricolor ao G-4 do Nacional e às quartas de final do torneio de mata-mata, sábado, 18h30m, no Maracanã, contra o Botafogo.

O levantamento do GLOBOESPORTE.COM exclui da conta a única vez em que Renato escolheu o 3-6-1 – a comparação ficaria comprometida. Ele começou a trajetória no tradicional e, a partir do clássico com o Internacional, apostou na linha defensiva de três jogadores. A trinca ofensiva foi a alternativa para a falta de zagueiros nos últimos três confrontos. O treinador elege a dedicação do grupo para o sucesso independentemente da formação:

- Temos três esquemas. O grupo sabe como jogar em qualquer um. O que importa é a dedicação. Todos os nossos jogadores marcam. Não jogamos feio como alguns dizem. Estamos bem, ganhando e atingindo os nossos objetivos.

Riveros adota o mesmo discurso. Para o volante, o diferencial está no trabalho do técnico:

- O treinador soube identificar as características dos jogadores e propor um esquema. Basta ver que o rendimento não cai com mudanças de peças por lesão, suspensão ou lesão. A adaptação foi muito boa.

O resultado está na tabela: o Grêmio é o segundo, com 45 pontos, 12 rodadas no G-4. Na Copa do Brasil, decidirá vaga na semifinal contra o Corinthians, dia 23, na Arena, após empate sem gols em São Paulo no jogo de ida.

Só não se sabe com qual esquema. Assim como há mistério para sábado embora a tendência seja a retomada do 3-5-2 com o zagueiro Saimon na vaga de Vargas, suspenso após expulsão diante do Atlético-PR.

Fonte:Globo Esporte