11-10-2013/14:03:27
(Foto: Reprodução RBS TV) |
O Ministério Público estadual (MPSC) vai processar o Estado de Santa Catarina contra a suspeita de que atos de tortura tenham sido praticados por agentes penitenciários no Presídio Regional de Joinville no início deste ano. A ação de indenização por danos morais foi ajuizada na quinta-feira (10) pela promotora Simone Cristina Schultz, da 15ª Promotoria de Justiça de Joinville, no Norte catarinense.
A suspeita de tortura foi registrada por câmeras de segurança da unidade prisional durante uma operação realizada no dia 18 de janeiro. Nas imagens, presos aparecem sem roupas, ajoelhados, com a cabeça baixa, virados para a parede, formando filas - um do lado do outro. Ao fundo, cerca de dez agentes prisionais armados. Eles lançam jatos de spray de pimenta no rosto dos detentos.
As imagens do monitoramento do Presídio mostram ainda o momento em que os agentes disparam tiros com balas de borracha são contra os presos. Também são usadas bombas de efeito moral e alguns detentos são arrastados para fora do pátio.
Além disso, há uma ação na 2ª Vara Criminal de Joinville denunciando 18 agentes penitenciários pelos maus-tratos. A denúncia foi apresentada em julho pelo MPSC pela tortura feita na unidade prisional
Fonte:G1