22-10-2013/09:55:13
|
O município de Planalto Alegre, no Oeste catarinense, vai decretar situação de emergência por causa dos prejuízos com a chuva de granizo que atingiu a cidade na última sexta-feira (18). As maiores perdas foram registradas na agricultura. Em algumas lavouras, mais da metade da plantação foi afetada. Nesta segunda (21), as cidades de Caxambu do Sul, também no Oeste, e Criciúma, no Sul, também registraram prejuízos por causa do temporal.
A opção pelo decreto de situação de emergência foi tomada após reunião da Defesa Civil municipal. Porém, o documento só deve ser publicado após o levantamento total dos prejuízos, o que só deve ser feito após a chuva dar uma trégua.
De acordo com o secretário de Administração, Ademir Fiabani, em algumas lavouras as perdas ultrapassam os 50%: “Os danos mais visíveis são nas plantações de fumo. Mas as lavouras de feijão, melancia, melão e milho também foram afetadas. E a nossa maior preocupação é com Melão e Melancia, que não tem o seguro agrícola”.
Os estragos no campo ocorreram na tarde de sexta-feira (18). Mas só nesta segunda-feira é que servidores municipais e membros da Defesa Civil tiveram uma dimensão melhor dos estragos. A chuva de granizo atingiu pelo menos cinco comunidades do interior do município.
“Como as pedras eram pequenas, o telhado das casas e galpões não foram danificados, mas as plantas não têm a resistência de uma telha de barro e o estrago foi grande,” comentou Fiabani. Nesta segunda-feira (21), voltou a chover forte no Oeste. De acordo com a Epagri, das 10h às 16 choveu 76 milímetros em Chapecó. Um terço do volume previsto para todo o mês de outubro.
Fonte:G1