Translate this Page
Enquete
Como você vê a Administração de Barracão?
Ótima
Boa
Regular
Ruim
Péssima
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (957 votos)




ONLINE
4





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1054972
Núcleo de faixa de fronteira
Núcleo de faixa de fronteira

24-10-2013/23:56:20

SDR Dionísio Cerqueira participa de reunião do Núcleo da Faixa de Fronteira em Chapecó

Reunião do núcleo de fronteira em Chapecó/foto:divulgação

Temas fundamentais para o desenvolvimento da faixa de fronteira de Santa Catarina foram discutidos na primeira reunião de trabalho do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira na última terça-feira, 22 de outubro, em Chapecó. O encontro teve a participação de secretários regionais, entre eles o Secretário da SDR Dionísio Cerqueira, Normélio Menegazzo, do secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores e do coordenador geral de programas macrorregionais do Ministério da Integração, Alexandre Bastos Peixoto, além de prefeitos, representantes de universidades e da sociedade civil organizada.

Durante a manhã, quatro ações prioritárias, das oito definidas pelo Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC), estiveram em destaque: consórcio de saúde, ensino bilíngüe, qualificação de obra e internacionalização do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó. O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores ressalta: “A Faixa de Fronteira abrange 85 municípios onde vivem 13% da população catarinense. Nosso objetivo aqui é estimular que o Ministério da Integração Nacional busque financiamentos para que as ações programadas tornem-se realizações”.

 

Demandas da faixa de Fronteira de SC

A reunião do Núcleo debateu a expansão do ensino bilíngüe, projeto que existe em escolas de ensino fundamental em Dionísio Cerqueira desde 2005. Flávio Berté, Vice-Prefeito de Dionísio Cerqueira, acrescenta: "Além de ensinar espanhol, busca-se ampliar a questão do conhecimento cultural e artístico, respeitando as diferenças. Isso vai facilitar a vida das pessoas e abrir oportunidades para o mercado de trabalho no Brasil e na Argentina”, disse Berté.

Na área da saúde, está em andamento um consórcio com 19 cidades das regiões de Dionísio Cerqueira e Itapiranga para atendimento ambulatorial de média e alta complexidade pelo SUS, tanto a brasileiros como argentinos naturalizados. Eila Labres, Gerente Regional de Saúde da SDR de Dionísio Cerqueira, avalia: "O consórcio facilitou o atendimento de cerca de 30 especialidades e realização de 15 exames nos municípios, evitando que as pessoas tenham que ir para Chapecó ou Florianópolis para receber atendimento médico. A aprovação dos serviços é feita pelo colegiado dos secretários municipais de saúde".

Sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e com o assessoramento técnico do Sebrae-SC, o Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC) foi elaborado por 300 representantes de 60 instituições do setores público e privado, instituições de ensino superior e pesquisa e entidades representativas da sociedade civil organizada. Reúne 40 projetos, sendo 34 com foco no desenvolvimento regional, a partir dos eixos Saúde, Educação, Desenvolvimento Socioambiental, Infraestrutura e logística, Desenvolvimento econômico e Segurança.

O Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina foi instalado em agosto de 2013 com o objetivo de coordenar ações e proposição de medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça.

Fonte:ASCOM-DC-SC