Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Enquete
Como você vê a Administração de Barracão?
Ótima
Boa
Regular
Ruim
Péssima
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (957 votos)




ONLINE
4





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 1054973
Cidade do Oeste decreta cituação de emergência
Cidade do Oeste decreta cituação de emergência

25-10-2013/13:57:48

Cidades do Oeste decretam situação de emergência por causa da chuva
Xavantina e Xaxim emitiram o documento na tarde desta quinta.
Seara e Arvoredo vão emitir documento nesta sexta, conforme Defesa Civil.

Em Xavantina, homem morreu após ser soterradopor barranco (Foto: Reprodução da RBS TV)

A forte chuva que atingiu a região Oeste de Santa Catarina nesta quinta-feira (24), motivou diferentes municípios a decretarem situação de emergência. Dos quatro municípios mais prejudicados pela chuva, conforme a Defesa Civil estadual, Xavantina e Xaxim decretaram situação de emergência e Seara e Arvoredodevem assinar o documento nesta sexta (25).

Nesta sexta-feira (25), os municípios mais comprometidos quantificam os prejuízos gerados pela chuva do dia anterior. Xavantina é considerada a cidade que apresentou mais estragos até o momento, conforme o major Aldo Baptista Neto, diretor de respostas aos desastres da Defesa Civil de SC. Um homem de 62 anos morreu após ser soterrado por um deslizamento, na madrugada de quinta-feira (24).

 Conforme o coordenador da Defesa Civil municipal, Fernando Borges, pelo menos seis pontes foram levadas pela água em Xavantina. Os estragos impediram o tráfego para as localidades Linha Passo das Antas, Linha Quatro Irmãos, Linha São Miguel, Linha Zancanaro, Alto Irani e Linha Reduto. Em outras regiões, a força da água comprometeu os aterros de pontes.

 “A recuperação vai ser lenta pelo volume de estragos. Nunca foi visto algo parecido. Em alguns locais choveu 120 milímetros em menos de duas horas”, afirmou Borges. Em outras regiões de Xavantina houve deslizamentos de terra que interditaram vias. Cinco famílias ficaram isoladas.

Em Xaxim, a prefeitura decretou situação de emergência no final da tarde de quinta (25). O coordenador da Defesa Civil, Edson Antônio Moretto, informou que praticamente todo o interior do município foi prejudicado. Bocas-de-lobo que estouraram com a força das águas e comprometeram o tráfego em várias estradas. Uma ponte foi levada pelo rio na localidade Linha São Joaquim e outra foi interditada porque ficou parcialmente destruída na região de Nova Brasília. No total, 12 pontes ficaram danificadas e pelo menos 70 famílias foram atingidas por alagamentos na região central, especialmente nos Bairros Santa Terezinha e Alvorada. Lá, uma família precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros na madrugada de quinta (25).

Outras cidades decretam situação de emergência ainda nesta sexta
Representantes das Defesas Civis de Seara e Arvoredo confirmaram que os municípios decretarão situação de emergência ainda nesta sexta-feira (25). Reuniões nas prefeituras das duas cidades irão quantificar os estragos e emitir o decreto, para solicitar apoio na recuperação.

Em Arvoredo, 90% das estradas foram comprometidas, segundo Elmir Mausolf, gerente do departamento de estradas e rodagens do município e integrante da Defesa Civil. Duas famílias ficaram isoladas até a manhã desta sexta-feira (25) por causa de deslizamentos.
No município de Seara, todas as localidades do interior tiveram problemas com a chuva de quinta (24). O coordenador da Defesa Civil Marco Antônio Viotti comentou que estradas ficaram interditas por deslizamentos. Na região central, em Água Bonita, um aterro caiu  trancando ruas e invadindo casas. A Rua Três de Abril ficou parcialmente interditada por causa de um desmoronamento.

No início da semana, outros municípios do Oeste já haviam decretado situação de emergência por causa da chuva de granizo que caiu no final da última semana. Caxambu do Sul e Planalto Alegre são alguns dos mais atingidos.

Alerta meteorológico
Para este sábado (26) e domingo (27), a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para risco de alagamentos e deslizamentos na região. Deve ocorrer chuva forte e vendavais entre sábado e domingo, especialmente, no Oeste e Sul catarinenses.

Fonte:G1