30-10-2013/08:48:59
|
Renato Gaúcho se mostrou incomodado com algumas críticas. Ao final do treino desta terça-feira, no CT do Coritiba, o treinador reclamou da análise de alguns jornalistas ou comentaristas esportivos. Sem entrar em nomes, pediu ‘aplausos’ para o desempenho do time na temporada.
O comandante gremista foi adiante. Com semblante sério - bem diferente daquele que estava descontraído minutos antes, durante o treino - disse que alguns profissionais deveriam ‘entender melhor o futebol’.
- Veja bem. Não são todos, mas alguns. Não adianta querer ter uma opinião a cada jogo. Se o Grêmio ganha, é o melhor. Se perde, ninguém presta. Não é por aí. Cada um precisa ter a sua autocrítica. Se eu fosse jornalista, iria para as câmeras da TV e ficaria batendo palmas para o grupo do Grêmio. Até quatro meses, achavam que o Grêmio iria cair. Hoje, o time está no G-4 e é semifinalista da Copa do Brasil. E as outras equipes? Essas pessoas deveriam pensar e entender um pouco mais de futebol, a cabeça dos treinadores. Talvez assim poderia entender um pouco melhor de futebol - discursa, cercado por microfones.
Na goleada sofrida contra o Coritiba, por 4 a 0, Renato poupou três atletas do sistema defensivo: Rhodolfo, Souza e Ramiro. De acordo com o treinador, a escolha foi feita em cima dos testes de CK - exame que serve para medir o nível de desgaste de cada atleta. Por isso, disse que não alteraria a decisão.
- Muitas vezes o treinador prefere poupar dois ou três jogadores para tê-los pelo restante da competição. E não para colocar os atletas totalmente desgastados com risco de perde-los para Brasileirão e Copa do Brasil. Assim pensa uma pessoa inteligente. Assim pensa o treinador - complementa.
Sem pistas de time
O treinador não deu indícios do time que estará em campo contra o Atlético-PR. Preferiu apenas atividades leves, como futevôlei e o tradicional ‘rachão’. A única foi que Renato disse, é que o haverá mudança de atitude na equipe.
- O time vai ser totalmente diferente daquilo que foi contra o Coritiba, pelo menos na atitude. Eles sabem o que esquema que estará em campo. Quem vai jogar? Saberão somente 45 minutos antes da partida. Agora, é outra competição, com regulamento totalmente diferente – avalia.
A maior tendência é de que a equipe volte a ser escalada com três zagueiros, no sistema 3-5-2. O time provável conta com: Dida; Bressan, Rhodolfo e Werley; Pará, Souza, Ramiro, Riveros e Alex Telles; Lucas Coelho e Elano (Maxi Rodríguez).
Grêmio e Atlético-PR se enfrentam às 21h50 desta quarta-feira na Vila Capanema. O confronto decisivo pela Copa do Brasil ocorre uma semana depois, na Arena.
Fonte:Globo Esporte