30-10-2013/14:20:57
|
A Polícia Civil apreendeu 160 carros em três revendas do município de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, na terça-feira (29) por suspeita de comercialização irregular. De acordo com o delegado José Tadeu Vargas, o caso envolveu dois crimes: tributário, já que os veículos não possuíam nota fiscal ou documento em nome de outra revenda, e ambiental, pois no local funcionava uma lavação que usava produtos químicos.
Os estabelecimentos pertencem ao mesmo proprietário. Os veículos foram guinchados e encaminhados para um depósito. Por falta de espaço, alguns ficaram nas revendas, mas estão identificados com um termo de apreensão e não podem ser vendidos. Os estabelecimentos não tinham licença para a lavação.
As investigações começaram depois que as revendas não apresentaram as notas fiscais de entrada dos veículos. Ainda havia casos de carros que estavam registrados em uma empresa e eram comercializados em outra. “Esta é uma irregularidade porque pode demonstrar crime de sonegação de impostos”, explicou o delegado Leandro Loretto, que também coordenou a operação.
O delegado Vargas ressaltou que as investigações não são contra crimes patrimoniais. “São empresas idôneas. Não estamos contestando suas vendas ao consumidor, mas os tributos que não devem ter sido recolhidos”, disse.
A polícia está analisando a documentação de cada veículo e deve concluir o processo na quinta (31). Caso haja comprovação da irregularidade, as empresas receberão uma multa de 30% do valor total da mercadoria.
Fonte:G1