01-11-2013/08:15:02
|
Durante o mutirão contra a dengue, realizado entre terça (29) e quinta-feira (30), foram recolhidos 355 toneladas de lixo nos bairros de Cascavel, no oeste do Paraná. Somente de pneus, por exemplo, foram recolhidas 5 mil unidades. O balanço foi divulgado na tarde desta sexta-feira (31) pela coordenação do Programa de Controle de Endemias.
O mutirão mobilizou mais de 400 pessoas. Agentes de endemias, equipes da secretaria de Meio Ambiente, Serviços e Obras Públicas, soldados do Exército e demais parceiros percorreram os bairros e recolheram todo o tipo de entulho que os moradores colocaram em frente às residências.
Os organizadores do mutirão se surpreenderam com a quantidade de lixo recolhido, já que há seis meses outra força tarefa havia sido feita. Na ocasião, 422 toneladas foram recolhidas. O objetivo dos mutirões é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A coordenadora do Programa de Controle de Endemias, Leuzi Lemes de Oliveira, alerta os moradores para que limpem os quintais das casa, pois o calor chegou e, associado às chuvas características da época, pode comprometer o trabalho de prevenção da doença.
A ação foi organizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Controle de Endemias, em parceria com Exército, Opevel, Núcleo Regional de Educação, Defesa Civil, Câmara de Vereadores, Mitra Diocesana, Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Serviços e Obras Públicas, Ação Comunitária, Conselho Comunitário e Sanepar.
Fonte:G1