28-11-2013/10:23:10
Presidente da Ascoagrin integra missão do programa Fronteiras Cooperativas à Europa
|
O Sebrae/PR, em parceria com as prefeituras de Barracão e de Bernardo de Irigoyen (Argentina), está desenvolvendo o programa piloto Fronteiras Cooperativas.
O objetivo do Fronteiras Cooperativas é promover o desenvolvimento da cultura da cooperação transfronteiriça, o desenvolvimento a visibilidade e a atratividade internacional em pontos de fronteira, como se as cidades trigêmeas fossem uma só cidade.
Após a realização das etapas da Escola de Líderes, e apresentação à comunidade da tri-fronteira, dos projetos já desenvolvidos pela Escola, agora um grupo de lideranças e técnicos do Sebrae está realizando uma missão internacional em Portugal e Espanha. Entre eles, o prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná; e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), e o empresário de Bernardo de Irigoyen, Jorge Segundo Feldmann.
A agenda institucional da missão, na Espanha e Portugal, teve encontro na sede da Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo - Portugal e Espanha (CCDR Alentejo), na cidade de Évora, em Portugal, com apresentação da experiência transfronteiriça naquela região e da estrutura e competências administrativas das regiões e municípios portugueses; apresentação da CCDR Alentejo, pelo vice-presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo; apresentação da experiência de cooperação transfronteiriça na região do Alentejo, e dos programas INTERREG e POCTEP, pela coordenadora do POCTEP, Lina Jan; apresentação da Eurorregiões: EUROAAA (Alentejo, Algarve e Andalucia) e EUROACE (Alentejo, Centro e Estremadura), pelo coordenador das Eurorregiões, Paulo Silva; apresentação do Programa Fronteiras Classe Mundial e Fronteiras Cooperativas, pelo técnico do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; e apresentação do Consórcio Intermunicipal de Fronteira (CI), pelo prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná.
O Fronteiras Cooperativas trabalha eixos temáticos como o desenvolvimento e fortalecimento do turismo regional, para dar visibilidade e tornar conhecidas as potencialidades turísticas da região; e os sistemas locais de energia elétrica e fornecimento de água, além do saneamento básico.
O projeto é financiado pelo Banco Mundial, com uma duração de três anos para seu desenvolvimento, e prevê também a realização de fóruns e missão internacional para conhecimento de experiências.
Fonte:Assessoria ASCOAGRIN