13-12-2013/10:51:45
Setor de transporte turístico é contra proibição de entrada |
Motoristas e guias de turismo fazem um protesto na manhã desta sexta-feira (13) na rodovia de acesso ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A passeata em direção ao parque teve início às 7h e às 9h30 a fila de veículos passava de 8 km. O grupo é contra a determinação da Justiça Federal que proíbe a partir do dia 30 a entrada de táxis e veículos de turismo na unidade de conservação. Manifestantes alegam que a decisão, entre outros, não leva em conta o número de profissionais que serão prejudicados. O PNI abriu normalmente para a visitação nesta sexta.
No dia 11 de outubro, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) suspendeu a decisão do juiz federal Rony Ferreira, que anulava a portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) proibindo a entrada e circulação dos veículos na reserva. Na decisão, o juiz alegou que a portaria não cumpria o acordo judicial firmado em agosto de 2012. Na época, em audiência pública com o Ministério Público Federal (MPF) e do trade turístico, o instituto se comprometeu a revisar as regras relativas ao serviço, o que não aconteceu.
Segundo o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), Gilmar Piolla, na terça-feira (17), representantes do trade devem se reunir na Casa Civil da Presidência da República, em Brasília, com o Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, Advocacia Geral da União, Itaipu, prefeitura de Foz do Iguaçu na tentativa de resolver o impasse sobre o transporte de visitantes no PNI.
Fonte:G1/OESTE/SUDOESTE