13-12-2013/14:16:38
Operação Veraneio vai contar com 8.452 profissionais em Santa Catarina
Operação foi lançada nesta sexta (13) e começa no dia 19 de dezembro.Serão entregues 1.650 novas viaturas para polícia civil, militar e bombeiros.
Operação Veraneio vai envolver mais de 8 mil profissionais de segurança pública (Foto: Luíza Fregapani/G1 SC) |
A Operação Veraneio em Santa Catarina inicia oficialmente no dia 19 de dezembro e ocorre até o dia 15 de março. Serão investidos, no total, R$ 26 milhões. "Será a maior operação veraneio da história. O objetivo é trabalhar na orientação e prevenção para que as pessoas aproveitem o seu período de lazer com segurança", explicou o Governador Raimundo Colombo.
Nesta sexta-feira (13), o Governador entregou 66 viaturas novas para a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e também Polícia Militar. Além das forças estaduais, estão envolvidos também a Marinha, a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Durante a operação, serão entregues 1.650 veículos, quadriciculos e motocicletas. O investimento nos equipamentos foi feita por meio do Pacto por Santa Catarina, do Governo Federal.
Segundo o secretário de segurança pública, César Grubba, estarão envolvidos 8.452 profissionais durante todo o verão. "São 87 dias de trabalho focado em 43 cidades, sendo 27 cidades litorâneas, 16 instâncias mineirais e também Dionísio Cerqueira. Esperamos receber mais de cinco milhões de turistas", disse o secretário.
De acordo com o Vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, Santa Catarina recebeu pela 7ª vez consecutiva o prêmio de melhor destino no Brasil. "Isso também está relacionado com a estrutura de segurança oferecida no estado, que faz com que os turistas levem uma boa imagem quando retornam para casa", explicou.
Segundo o Coronel Murer, responsável pela Operação do Corpo de Bombeiros durante o verão, este ano serão 11 praias a mais onde a corporação vai atuar, totalizando 153 praias protegidas. No total, serão 480 bombeiros militares e 1200 civis trabalhando na segurança. "São quase duas mil pessoas trabalhando todos os dias. Além do Litoral, fazemos a orientação e prevenção nas regiões Oeste, Vale do Itajaí e na área serrana. Nestes locais há muitos rios e lagos que atraem visitantes", explica o Coronel.
São esperados 40 mil turistas internacionais a mais do que em 2013 nesta temporada em Santa Catarina. "Não há mais vagas para janeiro. É um vetor importante para a economia, já que o turismo representa 12% do PIB catarinense. Precisamos trabalhar em sintonia e de forma integrada para aumentar a proteção. É um desafio e um esforço manter a população e os turistas protegidos", disse o Governador Raimundo Colombo.
Fonte:G1/SC