16-12-2013/10:15:48
Abel ganha chance de ser o técnico com mais jogos da história do Inter
Novo técnico precisa de 62 partidas para passar Teté, recordista de confrontos no comando do Colorado. Idolatria da torcida e atmosfera do novo Beira-Rio são trunfos
Abel Braga volta ao Colorado por recorde |
Abel Braga chega ao Inter com alta expectativa da torcida. Tudo porque ele é visto como esperança para o clube voltar a conquistar o Brasileiro após 34 anos. Mas Abelão pode ir além e se eternizar ainda mais na história colorada alcançando outra marca: a de técnico com mais jogos disputados pelo Colorado. Os números mostram ser possível.
Em 2014, Abel rumará para sua sexta passagem no Inter já com 266 partidas acumuladas. É o quarto recordista de jogos. Perde para Dino Sani (269), Cláudio Duarte (305) e Teté (327), de acordo com pesquisa do jornalista Laert Lopes. Para bater o campeão, Abel precisaria de mais 62 partidas. Descontando os primeiros quatro jogos do Gauchão com time B e considerando campanha até a final no Estadual e na Copa do Brasil, além do amistoso inaugural do Beira-Rio e o Brasileiro, Abel chegaria no máximo a 68 jogos - a temporada de 2013 terminou com exatos 68 confrontos colorados.
Há chance de ao menos encerrar a sua participação como vice-líder do honroso ranking. Tudo dependerá de seu sucesso em campo. O fato é que direção, torcida e o próprio Abel estão entusiasmados.
- O que o Abel representa, mais o novo Beira-Rio, tem tudo para criar um clima positivo - confia o vice-presidente de futebol Marcelo Medeiros.
- É uma relação muito grande. É um sentimento, muito respeito. Tenho respeito enorme pelo clube. E os torcedores sabem do carinho. Eles podem esperar como sempre foi. E ainda mais - promete o técnico.
Em enquete realizada pelo GloboEsporte.com, os colorados não deixam mentir. Mais de 90% apoiaram a contratação pela sexta vez do treinador, campeão da Libertadores e do mundo em 2006.
Mas o desafio recomenda cuidados. Pelo histórico deste século, poucos técnicos chegam a um ano de Inter. O último foi Tite, em 2009. O penúltimo? O próprio Abel Braga - ambos no mesmo período de um ano e quatro meses.
Abelão retorna ao clube em que alcançou os maiores títulos da carreira. Foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, em 2006. Acabaria demitido em abril de 2007, após eliminações precoces no torneio continental e no Campeonato Gaúcho. Será, ao todo, a sua sexta passagem pelo Inter. Treinou o clube entre 1988 e 1989, depois em 1993 e 1995 e o já referido período de 2006 a 2007, quando teve maior destaque. Ainda voltaria ao Inter apenas quatro meses após ter sido demitido, na vaga de Alexandre Gallo. Venceu o Gauchão de 2008 e deu lugar a Tite.
Com Abel, trabalharão na comissão técnica o auxiliar técnico Leomir de Souza, pelos preparadores físicos Cristiano Nunes e Marcelo Chirol, pelo preparador de goleiros Marquinhos, e o observador Fábio Moreno. Sua apresentação deve ocorrer na tarde de terça, num hotel de Porto Alegre.
Fonte:Globo Esporte