24-12-2013/13:51:42
Agricultor barraconense encontra na maçã uma fonte de renda
Depois de plantar 2,5 hectares da fruta, o agricultor Roque Vieira de Camargo disse que foi o novo cultivo que os mantiveram no meio rural
|
A cada dia o consumo de frutas aumenta e é notória a busca por uma vida mais saudável, regada a alimentos naturais.
O mercado desta natureza é amplo e há lugar para novas demandas em nossa região.
Pensando nisso, a EMATER - Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, em parceria com a Secretária de Agricultura de Barracão, na busca de alternativas para viabilização das pequenas propriedades rurais do município, geração de renda e criação de empregos, desenvolveu um projeto de plantio de maçãs na Linha Nova, com um pomar de 2,5 hectares.
|
De acordo com o produtor rural, Roque Vieira de Camargo, que encampou esta ideia no município, para viabilizar a sua permanência e de sua família no campo, tinha que encontrar outra fonte de renda. Esta alternativa se deu através do plantio de maçãs.
- Tinha que inventar algo, fazer uma coisa nova, por isso optei pela maçã, tinha uva, limão e pêssego. Foram muitas as incertezas, mas no final deu tudo certo, pois acreditei em mim e na minha família que esta alternativa daria certo e seria viável. Hoje estou muito feliz pela escolha.
Para a esposa Marlene Rodrigues dos Santos, perseverança neste início de cultivo da maça é fundamental.
- Nós acreditamos e colocamos Deus em primeiro lugar, depois nos esforçamos muito, pois o pomar dá bastante serviço. Agora percebo que todo o esforço valeu a pena.
Conforme Ari Trevisan, Extensionista da EMATER, estes projetos visam buscar viabilização dos trabalhos na pequena propriedade. Conforme ele, esta variedade de maçã é adaptada ao clima da região.
- Já tínhamos experimentos com estas variedades de maçã, Eva e Julieta, que são adaptadas e específicas para nossas condições climáticas. Mais uma vez, com a parceria da Secretária de Agricultura de Barracão, viabilizamos o plantio de 2,5 hectares e agora já estamos colhendo os primeiros frutos, o que nos deixa muito feliz.
Trevisan destaca ainda que a fruticultura é uma boa opção de renda para agricultores que disponham de mão de obra, exemplo disso é o gado leiteiro que não ocupa 100% dos trabalhos do dia.
- Fruticultura em si, maçã, pêssego ou uva, são atividades que exigem bastante dedicação e atenção do produtor. O produtor que tem mão de obra sobrando, com esta atividade, ele pode ocupar o tempo ocioso em relação ao trabalho do leite. Quem tiver interesse pode procurar a EMATER ou o Departamento de Agricultura do município.
De acordo com Flávio Chitolina, Secretário de Agricultura, a fruticultura está sendo viável no município, basta apenas dedicação.
- O município de Barracão tem condições de produzir outras atividades. A fruticultura em nosso município é viável, desde que haja dedicação por parte do agricultor. Esta é mais uma alternativa de renda para a pequena propriedade.
No caso específico deste produtor, o município está adquirindo toda à produção através do Programa PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), dando um incentivo a mais na hora de produzir.
As espécies frutíferas que podem ser cultivadas variam em função das condições climáticas, do tipo de solo, da disponibilidade de água, da localização e do objetivo da atividade.