03-01-2014/11:54:43
|
O ano é novo, e a esperança... também. É assim que Yuri vê o início da temporada de 2014. Cheio de possibilidades. Com uma remodelada política de aproveitamento de jovens e sem reforços para o ataque, o garoto de 18 anos, que circula entre os profissionais desde os 16, enfim, tornar as minguadas oportunidades em sequência de jogos. Tanto que espera mostrar à torcida um "novo" Mamute. Mais maduro e, sobretudo, goleador.
O atacante, que ganhou o apelido ainda criança pelo avantajado porte físico, será um dos três "veteranos" da equipe principal - junto com Jean Deretti e Matheus Biteco -, que estarão presentes às 15h desta sexta-feira no Estádio Olímpico para apresentação da equipe sub-23. É ela, sob comando de Marcelo Mabília, que vai representar o Tricolor nos primeiros jogos do Gauchão. Pela programação inicial, serão ao menos seis rodadas para se destacar aos olhos de Enderson Moreira.
- Com certeza, o Gauchão será bela oportunidade para mostrar qualidade e ter chance de ganhar uma maior sequência - conta, ao GloboEsporte.com. - Espero ser um novo Mamute, um cara que joga para mostrar o futebol brasileiro e alegre.
De férias com amigos no litoral gaúcho, Yuri aproveitou o período para peladas na areia, andar de bicicleta com a namorada, mas também para refletir sobre a carreira. E, é claro, traçar metas para o ano que se inicia. Como manda o manual de um bom atacante, só pensa em uma coisa: marcar muitos gols.
- Consegui descansar, tive tempo para pensar o que quero para esse ano. Atacante vive de gol. Sem isso, nós passamos fome. Então, minha meta é marcar muitos gols, jogar os campeonatos e ajudar meus companheiros. É gol, gol e gol - projeta, após um 2013 de apenas duas bolas na rede, ambas pelo Gauchão.
Embora no meio de garotos, Mamute já pode se considerar um tanto veterano. Foi alçado pela primeira vez aos profissionais ainda em 2011, com Renato Gaúcho, recém aos 16 anos. Centroavante de origem, Mamute acabou por se tornar um segundo atacante. Ao eleger um jogador em que se espelha, não hesita ao comentar o nome do italiano Mario Balotelli.
A semelhança física, aliás, já fez o atacante gremista ser chamado de "Mamutelli" pela imprensa italiana. O jovem virou assunto ao se destacar pela seleção sub-20. Conquistou dois troféus com a amarelinha em junho de 2013: foi eleito o melhor jogador do Torneio de Toulon, na França, e também mostrou bom futebol no Valais Youth Cup, na Suíça.
- Sou fã do Balotelli. Não é muito minha função, mas ele tem personalidade. Bate no peito e chama a responsabilidade - exalta. - Me acostumei como segundo atacante na seleção. Espero continuar assim. Gosto de atuar pelas pontas.
Na tarde desta sexta-feira, ocorrerá a reapresentação para 34 atletas com idade inferior a 20 anos. Será oportunidade para esses garotos mostrarem a cara, enquanto o elenco profissional se focará na disputa da Libertadores. Ao mesmo tempo, será como cartão de visita para as promessas gremistas também sonharem em cravarem o nome na lista na competição continental. Caberá a Mabília comandar o time, como foi feito no começo de 2013. O treinador esteve à frente do Tricolor em dois jogos: vitória sobre o Esportivo e derrota diante do Canoas. A estreia no estadual será dia 19 contra o São José, no sintético do Passo d'Areia.
Fonte:Globo Esporte